Sociedade
Pombal disponível para acolher atletas ucranianos
Município está a preparar apoio à comunidade ucraniana para acolher refugiados
O Município de Pombal está disponível para acolher e apoiar os atletas ucranianos, refugiados ou residentes em Portugal, que pretendam realizar treinos e estágios, em infraestruturas desportivas do concelho.
Na reunião de Câmara de hoje, o Executivo votou por unanimidade medidas que garantem alojamento, alimentação e equipamentos aos atletas.
A iniciativa, articulada com entidades e clubes desportivos do concelho,foi transmitida aos comités olímpicos de ambos os países e ao Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros organismos.
A medida insere-se num plano de acção mais abrangente, que também foi hoje aprovado por unanimidade, que o município está a preparar para apoiar a comunidade ucraniana e acolher e integrar os seus familiares, amigos e refugiados.
No âmbito do acolhimento e integração de cidadãos ucranianos, o município criou um grupo de trabalho multidisciplinar, que irá implementar uma série de ações que passam pela disponibilização de alojamentos de emergência, apoio administrativo e legalização, ensino de língua portuguesa para ucranianos, apoios de âmbito social, entre outros, em conjunto com todas as juntas de freguesia, uniões de freguesia e comissões sociais de freguesia.
Está já disponível uma linha de apoio (236 210 578) e um email (sosucrania@cm-pombal.pt) destinada a prestar informações e apoio psicossocial a todos os cidadãos ucranianos que necessitem.
Em nota, o município adianta que, em articulação com as associações empresariais do concelho, está a ser criada uma bolsa de emprego, onde serão reunidas ofertas disponíveis.