Sociedade

Pombal disponível para acolher atletas ucranianos

3 mar 2022 15:42

Município está a preparar apoio à comunidade ucraniana para acolher refugiados

pombal-disponivel-para-acolher-atletas-ucranianos
.
Ahmed-Zalabany@unsplash

O  Município  de  Pombal está disponível para  acolher e apoiar  os  atletas ucranianos, refugiados ou residentes em Portugal, que pretendam realizar treinos e estágios, em infraestruturas desportivas  do  concelho.

Na reunião de Câmara de hoje, o Executivo votou por unanimidade medidas que garantem alojamento,  alimentação e  equipamentos aos atletas.

A  iniciativa, articulada com entidades e clubes desportivos do concelho,foi transmitida aos comités olímpicos de ambos os países e ao Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros organismos.

A  medida  insere-se  num  plano  de  acção  mais abrangente, que também foi hoje aprovado por unanimidade, que o município está a preparar para apoiar a comunidade ucraniana e acolher e integrar os seus familiares, amigos e refugiados.

No  âmbito  do  acolhimento  e  integração  de  cidadãos  ucranianos,  o  município  criou  um  grupo  de trabalho multidisciplinar, que irá implementar uma série de ações que passam pela disponibilização de alojamentos de emergência, apoio administrativo e legalização, ensino de língua portuguesa para ucranianos, apoios  de  âmbito  social,  entre  outros,  em  conjunto  com  todas  as  juntas  de  freguesia, uniões de freguesia e comissões sociais de freguesia.

Está já disponível uma linha de apoio (236 210 578) e um email (sosucrania@cm-pombal.pt) destinada a prestar informações e apoio psicossocial a todos os cidadãos ucranianos que necessitem.

Em nota, o município adianta que, em articulação com as associações empresariais do concelho, está a ser criada uma bolsa de emprego, onde serão reunidas ofertas disponíveis.