Sociedade

Pombal duplica autocarros na rede Pombus

31 mar 2020 20:14

Aquisição dos veículos surge das conclusões do estudo de viabilidade de Alargamento do Transporte Público Urbano em Pombal, que decorreu durante 2019

pombal-duplica-autocarros-na-rede-pombus
Pombus conta com quatro circuitos
CM Pombal

Pombal vai adquirir mais cinco miniautocarros com o intuito de alargar a rede na freguesia de Pombal, abrangendo mais lugares e população e melhorando a sua capacidade de resposta e adaptação às necessidades do público. Com esta aquisição a rede duplicará a sua capacidade

O contrato de aquisição para reforço da rede de transportes urbanos Pombus foi visado pelo Tribunal de Contas, no âmbito do Processo de Fiscalização Prévia.

O Pombus tem actualmente quatro linhas, cujo serviço é assegurado por cinco miniautocarros.

O estudo de viabilidade do alargamento da rede envolveu a comunidade com a realização de 3900 inquéritos, junto da comunidade escolar, utilizadores, potenciais utilizadores, entre outros, e a quatro oficinas colaborativas, onde participaram mais de 60 cidadãos de diferentes idades, profissões e zonas da freguesia de Pombal.

Em nota, a autarquia explica que a extensão e optimização da rede de transporte público urbano Pombus integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Pombal e, paralelamente com a criação de bolsas de estacionamento periférico, visa privilegiar a opção pelo transporte colectivo em detrimento do transporte individual.

"Do PEDU de Pombal fazem também parte a criação de uma rede pedonal e ciclável de excelência e a implementação de um sistema de bicicletas de uso partilhado (bikesharing), consolidando uma estratégia integrada de mobilidade urbana."