Sociedade

Pombal e Leiria constituem movimento cívico para lutar por novo nó com a A1, na zona de Barracão/Meirinhas

28 abr 2022 15:19

Após reunião entre autarcas, empresários e membros da sociedade civil

pombal-e-leiria-constituem-movimento-civico-para-lutar-por-novo-no-com-a-a1-na-zona-de-barracaomeirinhas
Responsáveis reuniram ontem
CM Pombal

Os presidentes das câmaras municipais de Leiria e de Pombal, Gonçalo Lopes e Pedro Pimpão, estiveram reunidos ontem, quarta-feira, 27 de Abril, com autarcas, empresários e vários membros da sociedade civil, para dar seguimento à reivindicação de um acesso à A1 através do IC2 na zona do Barracão/Meirinhas.

Segundo a autarquia, do encontro "resultou a intenção de ser criado um movimento cívico que irá trabalhar em conjunto com vista à definição da estratégia a implementar para reivindicar aquele projecto junto do Governo, designadamente do Ministério das Infraestruturas". 

"A construção daquele acesso à A1 é uma necessidade urgente para a região, dado a sua localização estratégica reconhecida e assumida pelos vários quadrantes políticos, agentes económicos e cidadãos", alertaram tanto autarcas como empresários.

A solicitação acontece devido à concentração de empresas e indústrias nas freguesias próximas daquele nó rodoviário.

Subscrevem a pretensão as Uniões de Freguesias de Santiago de Litém, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, e freguesias de Meirinhas, Vermoil e Carnide, no concelho de Pombal, e no concelho de Leiria, as Uniões de Freguesia de Colmeias e Memória e de Santa Eufémia e Boa Vista, além das freguesias da Bidoeira de Cima e da Bajouca.

Além das questões de prevenção rodoviária e segurança, os responsáveis salientam que o nó, a ser construído num local onde foi reservado espaço, "diminuirá o trânsito nos actuais acessos à A1 em Pombal e Leiria, permitirá um trânsito mais eficiente e com redução de poluição, com a menos emissões de gases para a atmosfera".