Sociedade

Pombal em obras pela mobilidade

13 fev 2020 20:00

Trabalhos em curso implicam investimento superior a 2,5 milhões de euros

pombal-em-obras-pela-mobilidade
Jardim do Cardal é um dos locais em obra
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

O centro da cidade de Pombal está a fervilhar de obras, com intervenções que vão desde a reabilitação de edifícios emblemáticos, passando pela requalificação de ruas e jardins, mas também pela criação de novas zonas de estacionamento, alargamento e diversificação da rede de transportes públicos.

O conjunto de trabalhos em curso, que colocam a tónica na promoç ão da mobilidade, correspondem a um investimento superior a 2,5 milhões de euros, e vêm dar continuidade à estratégia delineada pelo Município para a mobilidade urbana, onde a Autarquia já antes concluiu trabalhos no valor de oito milhões de euros.

E as obras não vão parar por aqui. A breve trecho, também no âmbito Plano Estratégico Desenvolv imento Urbano, são esperadas mais intervenções, que prometem melhorar a imagem e a funcionalidade da cidade.

Assim, entre os trabalhos que estão agora em curso, e deverão estar prontos ainda este ano, contam- se: a reabilitaç ão da Casa Varela, a requalificação do Jardim das Laranjeiras, também a requalificaç ão da Rua Custódio Freire, a requalificação do Jardim do Cardal, e ainda a criação de bolsas de estacionamento periférico à cidade (Urbanizaç ão das Cegonhas).

Deste conjunto de trabalhos em cursos fazem ainda parte a implementaç ão de um sistema de bicicletas de uso partilhado (bikesharing) na cidade de Pombal (a construir na zona da Bibliotec a Municipal, entre outros locais), cuja promoç ão, divulgação e sistema de gestão deverão custar cerca de 120 mil euros; e ainda a extensão/ optimização da rede de transporte público urbano (Pombus), incluindo a implementação de um sistema de informação ao utilizador em tempo real, uma iniciativa que irá custar 240 mil euros.

O Município faz saber que a mobilidade, a acessibilidade e a regene

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ