Sociedade
Pombal ganhou novo Posto de Turismo em fim-de-semana medieval
Assinado protocolo de colaboração Formação +Próxima
Anos após ter sido retirado do pequeno edifício de formato circular junto à Biblioteca Municipal de Pombal, o Posto de Turismo de Pombal reabriu.
A infra-estrutura de apoio está agora localizada no interior do edifício dos Paços do Concelho, tendo sido inaugurado na sexta-feira da semana passada, no primeiro dia da edição de 2023 do Mercado Medieval de Pombal.
Na sessão oficial de inauguração, o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, afirmou que o concelho “tem de apostar seriamente no turismo”, envolvendo os seus “agentes turísticos de qualidade”, aproveitando a costa atlântica, o maciço de Sicó, a arqueologia e a paleontologia, e o património cultural, entre outras atracções.
A cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, foi ainda marcado pela assinatura do protocolo de colaboração Formação +Próxima, pelo director da escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, José Luís Marques, e pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.
A inauguração foi igualmente o pretexto para uma visita dos autarcas locais e de Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, ao Mercado Medieval, cuja edição de 2023 abordou a construção do Castelo de Pombal, no contexto da Reconquista cristã e o quotidiano dos habitantes de Pombal, no século XII.
O evento foi organizado pelo município em parceria com a Adilpom - Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais, apresentando um acampamento militar e outro mouro, animação de rua e cerca de seis dezenas de expositores.