Economia

Pombal quer mais dois parques industriais e ampliar os existentes

2 mar 2023 17:15

Município aposta na criação de bolsa de terrenos com perfil empresarial

pombal-quer-mais-dois-parques-industriais-e-ampliar-os-existentes
Avança intenção de criar Parque Empresarial de Sicó e parque industrial da zona sul
Fotografia: Ricardo Graça/Arquivo
Jacinto Silva Duro

O Município de Pombal pretende criar mais duas novas zonas industriais e promover a expansão das já existentes.

No decorrer de uma “visita de trabalho” realizada à freguesia de Vila Cã, o executivo municipal conheceu os terrenos propostos por Vila Cã e Abiul, para a implantação do futuro Parque Empresarial de Sicó, que será partilhado por estas freguesias.

“É um investimento estruturante para a zona e para o nosso concelho. Acredito que estão reunidas todas as condições para, num futuro próximo, desenvolvermos esta iniciativa”, disse Pedro Pimpão.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal adiantou que a nova infraestrutura irá ajudar a concorrer, do ponto de vista da atractividade de empresas, com outros territórios que beneficiam do estatuto de “território de baixa densidade”, como é o caso de Abiul.

“E a concorrer também com aqueles que beneficiam de incentivos, fiscais e outros, fixando assim empresas, nesta zona do nosso território”, acrescentou.

O autarca referiu ainda que é intenção do executivo avançar com a criação de um “parque industrial da zona sul” partilhado por Carnide e Meirinhas, além do já anunciado alargamento dos parques e zonas já existentes como Albergaria dos Doze, Guia, Louriçal e Pombal.

Pimpão revelou também que uma equipa multidisciplinar do município está a proceder ao estudo às zonas de envolvência destes equipamentos para ampliação.

O processo decorre, adiantou, “em duas frentes”. Assim, através da criação de uma bolsa de terrenos com perfil para instalação empresarial, mesmo que sejam privados, é objectivo do município criar opções para a eventualidade de abordagem de um investidor com intenção de se fixar no concelho.

“Estamos a criar uma lista, no âmbito do PDM de espaços com finalidades industriais. Poderemos ser interlocutores, no sentido de facilitar investimentos”, explicou Pedro Pimpão.

Paralelamente, a Câmara está a trabalhar para criar uma bolsa pública para ampliação das zonas de localização industrial.