Sociedade

Pombal requalifica entrada da cidade e prepara novos novos acessos à Formiga

15 mar 2021 14:36

Viaduto Guilherme Santos passará a ter uma característica mais urbana

pombal-requalifica-entrada-da-cidade-e-prepara-novos-novos-acessos-a-formiga
Investimento superior a 350 mil euros
DR

A autarquia de Pombal vai abrir um concurso público para a requalificação da entrada na cidade pelo viaduto Guilherme Santos, num investimento superior a 350 mil euros.

A empreitada contempla o troço entre a rotunda de acesso à Zona Industrial da Formiga e o Largo do Cardal e a Rua Padre José Elísio Matias Mendes.

“Esta intervenção revela ser uma necessidade absoluta, face ao estado de degradação que esta porta da cidade apresenta”, refere o vereador das Obras Públicas, Pedro Murtinho, salientando que a empreitada “inclui a reformulação de toda a rede de drenagem de águas pluviais e de abastecimento de água na zona da rotunda de acesso à zona industrial” e a “fresagem e repavimentação, substituição das juntas de dilatação da ponte sobre o Rio Arunca, assim como nova sinalização horizontal e vertical”.

O também vice-presidente da Câmara revela que, em relação à Rua Padre José Elísio Matias Mendes, “que se encontra altamente desqualificada” a intervenção prevê “não só repavimentação, mas também novas redes de abastecimento de água e de águas pluviais e novos passeios”.

A obra tem um prazo de execução de 90 dias.

Está também prevista a construção de novos acessos e beneficiação de todos os arruamentos da Zona Industrial da Formiga, "cujo projecto está em fase de conclusão".

Em articulação entre o Município e a Infraestruturas de Portugal, está prevista a construção de uma rotunda no IC2/EN1, na zona da Flandes, que permitirá um novo acesso à Rua 31 de Janeiro e à localidade da Charneca; um acesso directo do IC2/EN1 à Zona Industrial da Formiga no sentido norte-sul (próximo do edifício-sede do Clube Motard); a construção de uma rotunda no Aduguete, que melhorará a acessibilidade à zona industrial e à passagem superior à linha ferroviária do norte; e a passagem pedonal inferior ao IC2/EN1 de acesso à Rua do Seixo, próximo do Estádio Municipal.

Estas vias alternativas, sublinha o município em nota, evitarão a passagem pelo Viaduto Guilherme Santos, que passará a ter uma característica mais urbana.