Sociedade

População convidada a testemunhar Central do Lena

1 abr 2016 00:00

Porto de Mós

populacao-convidada-a-testemunhar-central-do-lena-3581

No âmbito do projecto de requalificação da antiga central termoeléctrica de Porto de Mós (Central do Lena), e tendo em vista a preservação da memória da indústria de produção de energia eléctrica e a preparação de futuras actividades e exposições, o Museu e o Arquivo Histórico Municipal de Porto de Mós têm vindo a recolher testemunhos materiais e orais que permitam enriquecer a história e o acervo respeitante à Central.

Uma vez que os principais actores foram desaparecendo, o Município de Porto de Mós está a lançar o convite à população no sentido de trazerem luz a esta história, o que passa pelo empréstimo, ou eventual doação, de quaisquer testemunhos relacionados com a vida da central. Isso poderá incluir fotografias, cartas, registos de funcionários, bilhetes do cinema que ali funcionou, ferramentas, mas também por testemunhos de histórias ou episódios conhecidos relacionados com a central, explica a autarquia.

O projecto de requalificação da antiga central, que prevê a sua transformação em museu e arquivo municipal, foi aprovado em Fevereio pela autarquia. Trata-se de um investimento na ordem dos três milhões de euros, cujas obras deverão começar este ano.