Sociedade

População de Alqueidão da Serra mobiliza-se para restaurar órgão setecentista

12 ago 2023 14:30

Porco no espeto, fados, rifas e almoços-convívio são algumas das iniciativas que têm sido promovidas para angariar fundos destinados ao restauro do órgão de tubos, que deverá voltar a tocar ainda este ano.

populacao-de-alqueidao-da-serra-mobiliza-se-para-restaurar-orgao-setecentista
Restauro está a ser feito pelo mestre Dinarte Machado
DR
Maria Anabela Silva

Porco no espeto, fados, rifas e almoços-convívio são algumas das iniciativas que a população de Alqueidão da Serra, no concelho de Porto de Mós, tem vindo a promover para angariar fundos destinados ao restauro do órgão de tubos da igreja paroquial, datado do início do século XVIII.

“É um pequeno instrumento, mas muito interessante. Os órgãos históricos em Portugal não são só os grandes órgãos. Num universo de quase mil, mais de 90% estão nas paróquias e são pequenos”, salienta Dinarte Machado, organeiro responsável pelo restauro de órgãos do Convento de Mafra, a quem a paróquia de Alqueidão da Serra entregou o trabalho.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ