Saúde

População de Porto de Mós já tem acesso a plano de saúde criado pelo Município

29 jul 2022 13:44

Plataforma que permite aos munícipes acederem ao plano e, dessa forma, terem descontos em cuidados de saúde, entrou em funcionamento esta quinta-feira.

populacao-de-porto-de-mos-ja-tem-acesso-a-plano-de-saude-criado-pelo-municipio
Centro de Saúde de Porto de Mós debate-se com falta de médicos
Ricardo Graça

Já está em funcionamento a plataforma que permite aos munícipes de Porto de Mós acederem ao plano de saúde criado pelo município. Desde ontem, dia 28, que se encontra disponível o registo que dá acesso ao cartão e, consequentemente, aos benefícios contemplados que incluem, por exemplo, descontos em consultas de clínica geral, especialidades médicas e exames de complementares de diagnóstico.

A medida resulta de uma contratualização feita pela câmara com uma empresa prestadora de serviços na área da saúde, na sequência de um concurso público. Em declarações recentes ao JORNAL DE LEIRIA, o presidente do município, Jorge Vala, sublinhava que o plano não pretende “substituir o Serviço Nacional de Saúde”, mas irá funcionar como “um complemento importante e necessário” à população num concelho que se debate com “graves” carências de falta de médicos.

“Estamos de alma e coração com todos aqueles que não conseguem uma consulta no Serviço Nacional de Saúde. A ausência de respostas para este problema da falta de médicos é a nossa grande frustração enquanto autarcas”, diz Jorge Vala, num vídeo disponibilizado no site do município, a propósito da entrada em funcionamento do plano de saúde.

O autarca assegura que câmara "tudo tem feito junto das autoridades de saúde para melhorar as condições de atendimento” dos doentes, mas que a falta de médicos “é um problema mais grave que, aparentemente, ninguém consegue resolver”. Pelo que, o plano de saúde agora criado pretende minimizar esse problema, permitindo aos munícipes aceder a cuidados de saúde a preços “mais vantajosos face aos praticados na rede privada”.

Para aceder aos benefícios, é necessário efectuar o registo na plataforma (http://saude.portodemos.pt), onde “estão disponíveis os serviços de saúde e bem-estar abrangidos pelo plano, assim como as tabelas de comparticipação de cada serviço”, anuncia o município. Há ainda uma linha de “apoio permanente” com o número 21 044 36 55, para “esclarecimento de dúvidas”.