Sociedade

Por proposta do BE, Parlamento vai recomendar criação de Cuidados Intensivos no Oeste

14 mai 2021 15:57

Centro Hospitalar do Oeste é constituído por três hospitais, localizados nos concelhos de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras

por-proposta-do-be-parlamento-vai-recomendar-criacao-de-cuidados-intensivos-no-oeste
CHO serve uma população aproximada de 300 mil pessoas
Ricardo Graça/Arquivo

Foi hoje aprovado no Parlamento o Projecto de Resolução do Bloco de Esquerda (BE) que propõe a urgente criação de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) no Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

A votação deste documento, que não tem força de lei, foi aprovado com os votos favoráveis de todas as bancas, com a excepção do Partido Socialista, que se absteve.

O BE refere que o CHO serve uma população aproximada de 300 mil pessoas, prestando serviços essenciais aos utentes residentes nos concelhos de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Torres Vedras e a algumas freguesias dos concelhos de Alcobaça e Mafra.

"Concelhos que passaram grandes dificuldades recentemente devido à ausência de UCI na região."

Este centro hospitalar é constituído por três hospitais, localizados nos concelhos de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.

Segundo o BE, que cita a Administração do CHO, inquirida em Fevereiro de 2020, estava em elaboração um projecto para criar uma UCI, estando orçamentado um milhão de euros para este fim, uma vez que nenhum dos três hospitais tem UCI e desta forma passariam a poder garantir algumas cirurgias e “reter doentes críticos que actualmente são transferidos” para outros hospitais.

"Se em pré-pandemia a necessidade de criar uma UCI no CHO era evidente, actualmente é uma urgência para responder aos riscos imprevisíveis da Covid-19 e a outras patologias", refere o BE em comunicado, adiantando que "considera urgente" que o Governo tome as diligências necessárias para garantir a constituição de uma Unidade de Cuidados Intensivos no Centro Hospitalar do Oeste.

A Assembleia da República, após a votação favorável da proposta do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda recomendar ao Governo que "tome todas as diligências necessárias com vista à urgente criação de uma Unidade de Cuidados Intensivos no Centro Hospitalar do Oeste, garantindo desta forma maior capacidade de resposta à Covid-19 e uma maior eficiência dos recursos do Centro hospitalar do Oeste.