Sociedade

Porto de Mós atribui nome de almirante Vítor Crespo a parque da vila

4 abr 2016 00:00

Licínio Moreira homenageado em rua

porto-de-mos-atribui-nome-de-almirante-vitor-crespo-a-parque-da-vila-3608

O denominado Parque Verde de Porto de Mós vai passar-se a chamar-se Parque Almirante Vítor Crespo, como forma de homenagear o percurso do militar, falecido no final de 2014.

A proposta foi aprovada na última reunião de câmara, durante a qual o executivo deliberou também alterar a designação da VDG1, via que serve de variante à vila, para Avenida Dr. Licínio Moreira da Silva, antigo presidente da câmara e da assembleia municipais, já falecido.

Na proposta relativa ao almirante Vítor Crespo, a autarquia explica que a homenagem pretende “evocar e perpetuar a memória de tão ilustre concidadão”, que se destacou como “um grande chefe militar, académico, político, investigador, escritor, um grande amante da liberdade que, inteligentemente, ajudou a construir Abril”.

Natural de Porto de Mós, Vítor Crespo destacou-se pela sua sua carreira militar ao serviço da Marinha e pelo papel que desempenhou na revolução do 25 de Abril, tendo sido membro coordenador do MFA (Movimento das Forças Armadas). Foi comandante- chefe das Forças Armadas de Moçambique, durante a descolonização, membro do Conselho da Revolução e ministro da Cooperação no VI Governo Provisório. 

Leccionou na Escola Naval e desempenhou as funções de director da Biblioteca Central da Marinha. Natural de Anadia (Coimbra), Licínio Moreira da Silva 'adoptou' Porto de Mós como sua terra. Aí, desempenhou funções como professor, advogado, presidente da câmara e da assembleia municipais.

Foi deputando à Assembleia da República e membro do Conselho da Europa. A atribuição do seu nome à VDG1 é, segundo a câmara, um “justo tributo” a um homem que “amava a vila de Porto de Mós, escolhendo- a para aqui construir família, alicerçar laços de amizade, de trabalho e de cumprimento do dever cívico, desenvolvendo actividade em prol de várias associações culturais, humanitárias e recreativas do concelho”.