Sociedade

Porto de Mós aumenta devolução do IRS às famílias

20 set 2019 00:00

O presidente da Câmara de Porto de Mós adiantou que o objectivo é atingir 2% até ao final do mandato, uma promessa eleitoral.

porto-de-mos-aumenta-devolucao-do-irs-as-familias-10692

O Município de Porto de Mós vai devolver 1,5% do IRS às famílias do concelho, valor superior ao do ano passado.

"No ano passado devolvemos 1% e este ano reforçámos com 1,5%. Assumimos um compromisso que estamos a tentar cumprir. Os bons resultados do valor do saldo das receitas correntes deu-nos condições para devolver aos nossos munícipes 1,5%, dos 5% de receitas de IRS que a Câmara tem direito", explicou Jorge Vala.

O presidente da Câmara de Porto de Mós adiantou que o objectivo é atingir 2% até ao final do mandato, uma promessa eleitoral.

"Lembro que Porto de Mós não devolvia nada". A devolução de 1,5% representa cerca de 202 mil euros de receita que o Município abdica "em prol da qualidade de vida" dos cidadãos deste concelho.

A par desta devolução, a Câmara Municipal aprovou novamente o IMI Familiar para 2020, ou seja, a redução deste imposto de acordo com o número de filhos no agregado familiar, o que representa um valor de cerca de 68 mil euros, acrescentou o presidente.

Jorge Vala salientou ainda que, "além de contribuir para uma melhoria das condições dos munícipes", estas são algumas medidas que "ajudam a fixar pessoas e a atrair residentes para o concelho".

A taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) mantém-se no mínimo legal, ou seja 0,3%, com o agravamento de 20% para os prédios degradados que se encontrem dentro do perímetro da Área de Reabilitação Urbana (ARU), assim como 30% para os prédios urbanos que se encontrem em ruínas dentro do mesmo limite urbano.

O presidente anunciou também que as obras da central termoelétrica já se iniciaram e que a autarquia está a elaborar o regulamento para proceder ao cartão social do bombeiros, que lhes permitirá ter alguns benefícios, como a redução de tarifas ou de IMI.