Sociedade
Porto de Mós: Combate ao desperdício alimentar nas tasquinhas ajudou dezenas de famílias
Projecto dinamizado pela associação Rodas d’ Aço Motor Clube durante as Festas de São Pedro permitiu ‘resgatar’ 521 quilos de alimentos, que foram entregues, em forma de refeição, a famílias carenciadas
O combate ao desperdício alimentar esteve também em foco na última edição da tasquinhas das Festas de São, em Porto de Mós. Durante os dez dias de evento, o projecto dinamizado pela associação Rodas d’ Aço Motor Clube resgatou 521 quilos de alimentos, que permitiram doar 1.491 refeições a pessoas carenciadas do concelho.
“Há pessoas que não vêm às tasquinhas por não terem capacidade financeira. O projecto leva o sabor das tasquinhas a asa dessas pessoas”, assinalou o presidente da câmara, Jorge Vala, na última reunião de executivo, onde fez um balanço da iniciativa, que permite também “evitar o desperdício”.
Comparando com o ano passado, o alcance do projecto “mais do duplicou”, passando de quase 239 quilos de alimentos recolhidos em 2023 para 521 quilos, em 2024.
Além da associação da Rodas d’ Aço Motor Clube, o projecto envolveu as juntas de freguesia e outras IPSS do concelho, que fizeram a entrega das refeições aos beneficiários.
“Cinco anos decorreram desde a primeira experiência no resgate do excedente alimentar nas Festas de São Pedro - Porto de Mós em 2019. Tem sido uma jornada muito enriquecedora de vidas cruzadas, emotiva na agregação de apoiantes e intensamente desafiante na resiliência necessária para solidificar o movimento”, pode ler-se numa mensagem que a Rodas d’ Aço Motor Clube partilhou nas redes sociais.