Sociedade

Porto de Mós constrói centro de recolha para mais de 50 animais

5 nov 2018 00:00

Projecto, já aprovado pelo executivo, prevê investimento de 200 mil euros.

porto-de-mos-constroi-centro-de-recolha-para-mais-de-50-animais-9442

A Câmara de Porto de Mós aprovou, na semana passada, o projecto para a construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, que implicará um investimento aproximado de 200 mil euros, comparticipado por fundos comunitários.

O presidente do Município, Jorge Vala, explica que as novas instalações serão edificadas na zona industrial de Porto de Mós, "num terreno destinado a serviços", prevendo- se que fiquem concluídas ainda durante o primeiro semestre do próximo ano.

De acordo com o projecto, o centro de recolha terá 17 celas individuais para cães, 15 boxes para gatos e duas para para outras espécies. As instalações disponibilizarão também um espaço para isolamento ou quarentena, uma sala para fêmeas com ninhada, enfermaria, gabinete para médico veterinário, uma sala de cirurgia e recobro e uma área para esterilização.

Com capacidade para acolher cerca de 50 animais, o novo centro permitirá desactivar o actual canil, que funciona junto às oficinas municipais e que, segundo o presidente da Câmara, está "completamente cheio".

Jorge Vala refere que havia um outro projecto, cuja concretização "custaria metade do actual", mas o município optou por fazer um novo, que responda "a todas os requisitos da Direcção- Geral de Veterinária para que possa ser financiado por fundos comunitários".

Com a construção das novas instalações, que terão "excelentes condições do ponto de vista do bem-estar animal", o Município irá também "procurar melhorar o modelo de gestão pós-recolha", envolvendo profissionais da área na sensibilização da população, para a importância da esterilização e do não abandono.

Para tal, a Câmara pretende celebrar protocolos de colaboração com centros de veterinária e lojas de produtos para animais.