Sociedade
Porto de Mós entra na candidatura da calçada a património da UNESCO
Município adere a associação criada para o efeito
O município de Porto de Mós vai entrar na candidatura da calçada portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO). Para tal, a autarquia irá aprovar, nos próximos dias, a adesão à Associação da Calçada Portuguesa (Porpav), constituída no final do ano passado com o objectivo de avançar com o processo e que irá também integrar a Câmara de Lisboa.
Para Jorge Vala, presidente da autarquia de Porto de Mós, faz “todo o sentido” incluir o concelho neste processo, porque “é aqui que se extrai parte significativa” da pedra trabalhada para a execução e aplicação de calçada portuguesa.
O autarca destaca ainda a “qualidade do trabalho” desenvolvido por empresas sediadas no concelho na aplicação de calçada e que “têm um papel determinante para a concretização daquilo que é o reconhecido património da calçada portuguesa”. Por outro lado, frisa, o município “sempre privilegiou” o uso desta matéria-prima em arruamentos e na execução de passeios.
[pSabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.