Sociedade

Porto de Mós instala mais de 100 armadilhas para combater a vespa asiática

19 mar 2021 12:37

No ano passado, foram aniquilados 34 ninhos no concelho. No ano anterior, tinham sido 16 e, em 2018, um. 

porto-de-mos-instala-mais-de-100-armadilhas-para-combater-a-vespa-asiatica

Com o aumento do número de ninhos no concelho, o Município de Porto de Mós vai reforçar o combate à vespa asiática, com a distribuição de mais 100 armadilhas, a juntar às cerca de 50 que já tinham sido instaladas no ano passado.

Neste combate, a Câmara conta com a colaboração das Juntas de freguesia, que receberem, esta quinta-feira, dia 18, as armadilhas que irão ser instaladas nos seus territórios.

“A colocação de armadilhas deverá ser feita de forma adequada e na época mais propícia (Fevereiro - Setembro), para que o impacto em outras espécies de insectos nativos seja mínimo, não colocando em causa a sua biodiversidade”, refere uma nota publicada na página de facebook do Município.

O primeiro ninho de vespa asiática no concelho de Porto de Mós foi detectado em 2018. No ano seguinte, houve registo de 16, número que aumento para 34 no último ano.

As armadilhas de captura são um dos mecanismos que tem sido usado por este Município no combate à vespa asiática.

Compostas por uma solução que atrai a espécie, as armadilhas deverão ser colocadas “em locais onde haja avistamento e onde, em anos anteriores, tenham sido avistados ninhos, prevenindo, assim, a proliferação desta espécie e protegendo, igualmente, as diversas culturas agrícolas e apiculturas existentes”.

Marinha Grande faz apelo à população

Entretanto, a Câmara da Marinha Grande faz, esta sexta-feira, um apelo à população para a adopção de comportamentos que visem “a identificação e a disseminação da vespa asiática no concelho”. Em comunicado, esta Autarquia pede que, em caso de avistamento de algum ninho, os cidadãos devem comunicar “de imediato” para a Câmara (244 57 33 00), para a GNR-SOS Ambiente (808 200 520) ou para a junta de freguesia da sua área de residência. No ano de 2020 foram identificados e desactivados 113 ninhos no concelho da Marinha Grande.