Sociedade

Porto de Mós: Orçamento Participativo recebeu oito propostas, mas só três foram aceites

25 jul 2023 11:00

A lista provisória aponta para a exclusão de cinco das oito propostas apresentadas, por não cumprirem o regulamento. A votação começa no dia 1 de Agosto.

porto-de-mos-orcamento-participativo-recebeu-oito-propostas-mas-so-tres-foram-aceites
Município de Porto de Mós disponibiliza 75 mil euros para o Orçamento Participativo
Ricardo Graça

Já é conhecida a lista provisória de propostas ao Orçamento Participativo 2023 do Município de Porto de Mós. No total, foram apresentados oito projetos – menos seis do que nos anos anteriores -, mas apenas foram aceites três. As restantes foram excluídas por não cumprirem o regulamento, sendo que os seus proponentes podem ainda reclamar até ao final deste mês.

Entre as propostas já aceites e que irão ser submetidas a votação, está a criação de uma arena polidesportiva com arte urbana em Mira de Aire, a requalificação do acesso ao Centro Cultural e Recreativo D. Fuas, na Fonte do Oleiro, e a reabilitação da designada ‘eira da máquina’ – entrada Sul – de Serro Ventoso.

Na presente edição foi também proposta a criação de dois campos de padel em Porto de Mós, excluída por a obra já estar prevista; a definição de um percurso de autocarros para as tasquinhas, recusada por ser “demasiado genérica e/ou muito abrangente; e construção de um parque de merendas e autocaravanas no Juncal, que não foi aceite por abranger terrenos privados e públicos sem autorização de utilziação. Também excluídas foram as ideias para requalificar o lavadouro de Alqueidão da Serra e a Lagoa Grande do Arrimal.

Tal com as anteriores edições, o OP de 2023 tem uma dotação de 75 mil euros. A votação irá decorrer de 1 de Agorso a 31 de Outubro.

Em 2022, a proposta vencedora foi a “Reabilitação da Envolvência do Campo de Futebol da Calvaria de Cima”. Esta iniciativa já permitiu concluir o ginásio da Escola Secundária de Mira de Aire e restaurar a talha dourada da antiga Igreja Matriz da mesma freguesia. A requalificação do circuito de manutenção de Pedreiras e a pista de pumptrack de Alqueidão da Serra também foram concretizadas através do Orçamento Participativo.