Sociedade

Porto de Mós propõe 21 caminhadas na maior edição de sempre do Tok'andar

2 mar 2020 20:00

A edição deste ano, que começa este domingo, dia 8, irá, pela primeira vez, percorrer as dez freguesias do concelho e atribuir o passaporte de caminheiro.

porto-de-mos-propoe-21-caminhadas-na-maior-edicao-de-sempre-do-tokandar
Maria Anabela Silva

Começa este domingo, dia 8, aquela que se anuncia como a maior edição de sempre do Tok'andar, o circuito de percursos pedestres de Porto de Mós. Serão 21 caminhadas, que totalizam cerca de 210 quilómetros de trilhos, a realizar de Março a Junho e que, pela primeira vez, em 15 anos de existência do programa, irão percorrer as dez freguesias do concelho.

A edição deste ano conta, ainda, com outra novidade: a existência de um passaporte de caminheiro que pretende, por um lado, “fidelizar os participantes” e, por outro, dar-lhes um registo dos locais por onde passaram. “A ideia é cada um dos participantes apresentar o passaporte no dia caminhada e receber um carimbo que ateste a sua participação nesse dia”, explica uma nota de imprensa da Câmara.


O passaporte dispõe ainda de informação sobre as freguesias, dados sobre os percursos, como a distância, a dificuldade ou os contactos da organização, e de um espaço para o registo dos carimbos.

À semelhança do ano passado, o Tok’andar volta a assumir-se como um eco-evento, com a adopção de medidas que visam “reduzir ao máximo a pegada ecológica da sua realização”. Neste sentido, serão oferecidos às entidades organizadoras, copos de papel para os abastecimentos e sacos reutilizáveis, próprios para a realização de reciclagem, nos pontos de abastecimento, através da parceria com a Valorlis.

É, ainda, recomendado às associações que, localmente, organizam as caminhadas, que evitem o uso das garrafas pequenas de plástico, substituindo-as pelo uso de garrafões, e aos participantes que levem garrafas reutilizáveis, evitando o uso de copos e de garrafas descartáveis.

As caminhadas arrancam, este domingo, na Cabeça Veada, freguesia de Mendiga, e decorrem todos os fins-de-semana, terminando em 28 de Junho. No ano passado, o Tok'andar atraiu cerca de 2000 pessoas, número que o Município de Porto de Mós espera que seja ultrapassado este ano.