Saúde

Porto de Mós tem mais de um terço da população sem médico

11 abr 2023 09:26

Problema faz-se sentir, sobretudo, na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Porto de Mós, que abrange também as freguesias de Mendiga/Arrimal, Mira de Aire e Alqueidão da Serra, onde dos 16 mil inscritos, cerca de 7.500 estão sem médico.

porto-de-mos-tem-mais-de-um-terco-da-populacao-sem-medico
Há um ano, utentes manifestaram-se contra a falta de médicos
Jornal de Leiria/Arquivo

Mais de 30% da população de Porto de Mós não tem médico de família. O problema faz-se sentir, sobretudo, na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) da sede concelho, que abrange também as freguesias de Mendiga/Arrimal, Mira de Aire e Alqueidão da Serra, onde dos 16 mil inscritos, cerca de 7.500 estão sem médico.

Os números são avançados num comunicado da coordenadora da UCSP, segundo o qual faltam cinco médicos - dois em Porto de Mós, um em Mira de Aire, um em Arrimal/Mendiga e um em Alqueidão da Serra. A responsável da UCSP adianta que foram pedidas essas vagas para o próximo concurso nacional, que "será só em Agosto".

A equipa da UCSP necessita ainda de um enfermeiro e dois administrativos, informa o comunicado, que sublinha os "esforços" que estão a ser desenvolvidos para "minimizar o problema, através da alocação de horas médicas provenientes do exterior e de garantir a alocação dos cinco médicos em falta na UCSP de Porto de Mós".

Naquele comunicado, a coordenadora da UCSP assegura que a equipa médica ao serviço "mantém o compromisso de prestar os melhores cuidados de saúde aos seus utentes", sendo que cada elemento dedica três horas semanais para responder às situações prioritárias dos utentes que não têm médico de família.

"Esta resposta não é suficiente nem adequada, pelo que estão a ser estudadas outras soluções externas para minimizar este problema", assume a responsável, frisando que existem "projetcos para melhorar os cuidados prestados", que tal "não é possível com a quantidade de profissionais que estão em falta".

O comunicado alerta também para a "sobrecarga" de trabalho a que os profissionais estão actualmente expostos, que "pode-los-á leva à exaustão e agravar a situação já de si precária".

"A violência verbal, as exigências impossíveis de satisfazer e os comentários inapropriados (mesmo fora do local de trabalho) dificultam ainda mais esta tarefa", adverte a responsável da UCSP, que reconhece que a situação que se vive na unidade "não é amigável nem para os utentes nem para os profissionais".

Ur'Gente assinala amanhã Dia Mundial da Saúde

Esta quarta-feira, a Ur'Gente - Associação de Utentes da Saúde, de Porto de Mós, promove uma actividade em frente ao centro de saúde da sede de concelho para assinalar o Dia Mundial da Saúde.

Com início às 15 horas, a iniciativa consiste num momento musical, protagonizado por um grupo de alunos da Escola de Música da Banda Recreativa Portomosense.

"Pretendemos com esta celebração abraçar os utentes e profissionais de saúde de todos os pólos de saúde do nosso concelho", explica a organização, sublinhando que está é também uma "oportunidade para relembrarmos, apresar de tudo, os sucessos da saúde pública na melhoria da nossa qualidade de vida nas últimas décadas".

O momento pretende ainda "motivar" os profissionais de saúde e dar "um sinal de esperança" aos utentes. "Só juntos poderemos enfrentar com sucesso os permanentes desafios de saúde, quer no acesso aos cuidados de saúde primários, quer na prevenção da doença", salienta a Ur'Gente, que desafia a população a juntar-se à iniciativa, que decorrerá no jardim em frente ao centro de saúde.