Desporto

Portugal em destaque na Liga Europeia com jogadores de Leiria e da Nazaré

12 set 2022 13:00

Selecção masculina é vice-campeã e equipa feminina conquista melhor prestação de sempre. Portugal garante presença nos Jogos Europeus 2023

Portugal garante apuramento para os Jogos Europeus 2023
Portugal garante apuramento para os Jogos Europeus 2023
BSW
Portugal garante apuramento para os Jogos Europeus 2023
Portugal garante apuramento para os Jogos Europeus 2023
BSW
Selecção nacional contou com uma dezena de jogadores da região
Selecção nacional contou com uma dezena de jogadores da região
FPF
Selecção nacional contou com uma dezena de jogadores da região
Selecção nacional contou com uma dezena de jogadores da região
FPF
Selecção nacional contou com uma dezena de jogadores da região
Selecção nacional contou com uma dezena de jogadores da região
FPF
Selecção nacional contou com uma dezena de jogadores da região
Selecção nacional contou com uma dezena de jogadores da região
FPF

As selecções nacionais de futebol de praia e vários jogadores da região garantiram o pódio da Liga Europeia e selaram a presença nos Jogos Europeus 2023, este fim-de-semana, em Cagliari, na Itália.

A equipa das quinas feminina conquistou o melhor resultado de sempre e o acesso aos europeus com sete jogadoras da Nazaré: Carolina Ferreira, Ema Toscano, Inês Cruz, Joana Flores, Petra Reis e Sofia Vicente, todas da ACD O Sótão, e Catarina Mesquita, da AD Nazaré 2022.

No último jogo, o terceiro lugar foi alcançado com uma vitória frente à Ucrânia por 3-0.

Depois de um período sem golos, as portuguesas beneficiaram de um auto-golo de Kostiuk (3'). Oito minutos depois, Carolina dilatou a vantagem. Já no terceiro período, Érica sentenciou a partida (3'). A Ucrânia ia criando perigo a espaços, mas as guardiãs Jamila e Petra mostraram-se sempre à altura das investidas adversárias.

Enaltecendo "o grupo muito forte e muito unido", Érica Ferreira assumiu à Federação Portuguesa de Futebol que este "foi um jogo bem conseguido".

Sem esquecer "a pressão de querer estar no pódio", a jogadora acredita que "com o decorrer do jogo, a equipa mostrou uma confiança tremenda" e garante que "a forma como o jogo se desenrolou também ajudou a esta postura e isso foi o fator-chave para esta conquista".

Para o seleccionador nacional, o grande objectivo era “fazer melhor que no ano passado”.

"Estamos felizes por termos ficado em terceiro. Já ninguém nos tira termos feito história. Há dois dias, no jogo com a Ucrânia, eu disse que tínhamos perdido por falta de concentração. Hoje, o objectivo já era diferente e elas sentiram isso. Apresentaram-se com mais vontade para fazerem história, estivemos muito concentradas, de tal forma que não sofremos golos, o que no futebol de praia é bastante raro de acontecer. Estão todas de parabéns por, durante o pouco tempo de trabalho que temos, conseguirem assimilar tudo o que nós dizemos", enalteceu Alan Cavalcanti citado no website da federação.

Antes do jogo, Portugal ofereceu uma camisola autografada pela equipa à selecção rival, “com o objectivo simbólico de mostrar solidariedade para com a equipa ucraniana, a ultrapassar uma fase complicada nas duas vidas devido à guerra que acontece no país”.

 

Selecção masculina em segundo

Com a presença nos Jogos Europeus garantida desde Julho, a equipa das quinas onde alinham os leirienses André Lourenço (SC Braga) e Bernardo Lopes (CB Loures) e o nazareno Tiago Batalha (CB Loures), lutou até ao último segundo pela renovação do título da Liga Europeia.

Após três conquistas consecutivas da competição, Portugal acabou como vice-campeão europeu num jogo aguerrido contra a Suíça (6-5). 

Os adversários foram os primeiros a marcar, por intermédio de Hodel (2') e Stankovic (10'), mas no minuto seguinte Bê Martins reduziu. O segundo período começou vitorioso, com um golo do leiriense André Lourenço na bola de saída. O empate durou apenas dois minutos, com o adversário Ott a mostrar porque viria a ser considerado o melhor jogador da prova. Bê Martins voltou a reduzir (11'), num minuto onde Hodel também voltou a dificultar. Na última parte, Portugal procurou a reviravolta com Rodrigo Pinhal (8') a reduzir e Léo Martins a empatar a um minuto do fim, mas a 39 segundos do soar a buzina o capitão suíço Stankovic decidiu a Liga Europeia 2022.

Este é o segundo título da Liga Europeia para Suíça, dez anos depois da última conquista.

"Foi um jogo onde qualquer uma das equipas podia ter ganho. Há que dar os parabéns aos nossos jogadores porque se bateram estoicamente. Não é fácil jogar contra esta equipa da Suíça que joga praticamente o jogo todo em 5x4, têm um guarda-redes que assume bem o jogar fora dos postes. Conseguimos durante a maior parte do jogo colmatar esse problema, mas algumas vezes, tanta vez o 'cântaro vai à fonte que alguma vez parte-se'. Foi isso que aconteceu, nalgumas jogadas fizeram golo, mas o que quero realçar aqui é a postura dos nossos jogadores que foram de uma entrega extraordinária ao jogo", afirmou o seleccionador nacional Mário Narciso, citado pelo website da FPF.

"O próximo ano, em 2023, vai ser muito preenchido, com competições históricas, temos o Mundial - que ainda temos que nos qualificar - temos os Jogos Mundiais, que vai ser histórico para Portugal porque nunca fomos, a própria Liga Europeia, competição que vamos disputar para recuperar o título, entre outras. Queríamos ter feito história hoje, mas a derrota não nos coloca para baixo. Continuamos a ser a seleção, a ser batida e claro que era interessante ganharmos, até para subirmos ao primeiro lugar do ranking", acrescentou Elinton Andrade em declarações onde enalteceu o crescimento da modalidade com novos jogadores e investimento no campeonato. 

Nos prémios individuais, destaque para os portugueses Elinton Andrade e Léo Martins que foram distinguidos como o melhor guarda-redes e o melhor marcador da prova, respectivamente.

As equipas regressam hoje a Portugal, com chegada prevista às 19:45 horas no aeroporto de Lisboa.

Na comitiva seguiu ainda, da região, o treinador-adjunto Luís Bilro, a técnica Ana Correia e o fisioterapeuta Luís Nascimento.

Jogos Europeus 2023
Os Jogos Europeus 2023 vão decorrer em Cracóvia, na Polónia, numa edição que marca a estreia da competição no feminino.
No masculino, Portugal é o actual medalhista de ouro do torneio que segue para a terceira edição, depois de 2015 e 2019.