Sociedade

Portugal Inovação Social apresenta resultados do concurso para Pinhal Interior

18 dez 2019 17:05

Evento decorre esta quinta-feira, pelas 10 horas, no Centro Cultural de Ansião

portugal-inovacao-social-apresenta-resultados-do-concurso-para-pinhal-interior
Isolamento e solidão dos idosos são desafios do território
Ricardo Graça/Arquivo
Raquel de Sousa Silva

Divulgar o conjunto de iniciativas que surgiram na sequência do concurso Parcerias para o Impacto, lançado este ano, especificamente dirigido ao território do Pinhal Interior, é o objectivo do encontro que decorre amanhã no Centro Cultural de Ansião.

“Face ao interesse gerado, a dotação inicial de um milhão de euros do concurso foi ultrapassada”, aponta nota da estrutura de missão Portugal Inovação Social. Os projectos aprovados estão já em fase de execução e distribuem-se pelas áreas da Educação, Emprego, Inclusão Social, Protecção Social e Saúde e vão ser implementados na maioria dos municípios do Pinhal Interior.

“O Pinhal Interior enfrenta desafios sociais muito particulares, como o isolamento e a solidão da população idosa ou o absentismo laboral decorrente dos processos de luto ainda não ultrapassados, tanto relativamente à morte de familiares, como à perda de fontes de rendimento provenientes da agricultura ou criação de gado”. Neste sentido, os projectos aprovados “procuram contribuir para atenuar estes problemas com soluções inovadoras e eficazes”.

A iniciativa, com início marcado para as 10 horas, contará com a presença dos secretários de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes, e da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

O Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública nacional, “pioneira na Europa”, que tem como objectivo promover a inovação e o empreendedorismo social e dinamizar o mercado do investimento social em Portugal, através da mobilização de cerca de 150 milhões de euros em Fundos da União Europeia.