Desporto

Portugal qualifica-se para Liga Europeia e Jogos Europeus em futebol de praia na Nazaré

4 jul 2022 10:00

Selecção nacional contou com vários jogadores e jogadoras da região na primeira fase da Liga Europeia de futebol de praia

Portugal fez a festa no areal nazareno
Portugal fez a festa no areal nazareno
Município da Nazaré
Selecção feminina segue firme à procura da vitória
Selecção feminina segue firme à procura da vitória
Estádio do Viveiro - Jordan Santos tem sido palco para as maiores competições da modalidade
Estádio do Viveiro - Jordan Santos tem sido palco para as maiores competições da modalidade
Patrícia Carreira Gonçalves

Portugal qualificou-se para a 'final four' da Liga Europeia 2022 e para os Jogos Europeus 2023 em futebol de praia, este fim-de-semana e com vários jogadores da região, no Estádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré.

Junto à movimentada marginal e com vista para o sítio e o farol, os jogos tiveram porta aberta para o espectáculo do melhor futebol de praia da Europa com centenas de adeptos nas bancadas. Entre pontapés de bicicleta, remates assertivos e até o efeito de onda dos adeptos, a equipa das 'quinas' fez a festa.

Para esta primeira fase, o seleccionador Mário Narciso e o adjunto Luís Bilro, de Leiria, contaram com o nazareno Rúben Brilhante (SC Braga) e os leirienses Bernardo Lopes (Casa do Benfica de Loures) e  André Lourenço (SC Braga, fez quatro golos em dois jogos desta fase).

Firme no marcador, Portugal goleou a Estónia (8-1) e a França (8-2), e deu a volta ao marcador para se afirmar perante a Suíça (6-4).

As três jornadas terminam com a liderança portuguesa no Grupo B com nove pontos, mais quatro do que a Polónia (5 pontos) e seis do que a Suíça (3). A Estónia e a França ficaram em nulo.

“Estes resultados permitem-nos estar já na meia-final, que era o nosso primeiro objectivo. Temos mais um jogo para disputar com a Polónia e queremos naturalmente ganhar, e é nisso que vamos pensar, para sermos primeiros no grupo, porque ficamos com o segundo classificado do outro grupo. Além disso, estamos contentes porque garantimos também a qualificação para os Jogos Olímpicos europeus, que terão lugar na Polónia", sublinhou o seleccionador Mário Narciso, ao website da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Selecção feminina vai à procura do obejctivo

A selecção feminina seguiu as pisadas da vitória frente à Chéquia (2-5) e a Itália (4-3), mas vergou perante a vizinha Espanha (5-1).

Na segunda edição da competição no feminino, a equipa portuguesa contou com vários nomes da região como Carolina Ferreira, Ema Toscano, Inês Cruz, Mariana Rosa e Petra Reis.

Com seis pontos em três jogos, a equipa segue em terceiro, mas em pé de igualdade pontual com Espanha e Itália, e à frente da Inglaterra (5 pontos), da Ucrânia (3) e da Chéquia (0).

“Sentimos o cansaço de quem tem vindo a treinar há pouco tempo. Não conseguimos controlar o jogo e para quem tem pouco tempo de treino, correr atrás do resultado não é fácil”, afirmou o seleccionador no fim da última jornada.

“Vamos continuar a lutar pelo nosso objectivo. Temos dois jogos e precisamos de preparar com mais tempo com o objectivo de ganhar os dois para ficar em primeiro. Mas ganhando um já garantimos a qualificação”, acrescentou Alan Cavalcanti ao website da FPF.

A Liga Europeia tem uma etapa para a divisão B agendada de 27 a 31 de Julho, na Moldávia.

A Superfinal, com estágio, realiza-se de 6 a 11 de Setembro, na Sardenha, em Alghero, Itália.