Desporto

Portugal quer conquistar a Europa com o talento de quatro leirienses

30 nov 2018 00:00

No próximo fim-de-semana, no pavilhão dos Pousos, em Leiria, irá ocorrer a terceira edição do Torneio Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas.

portugal-quer-conquistar-a-europa-com-o-talento-de-quatro-leirienses-9539

Quem nunca assistiu ao vivo a um jogo de andebol em cadeira de rodas não sabe o que perde. A intensidade com que os jogadores encaram cada lance, o som metálico das cadeiras a chocar e os golos espectaculares fazem deste um espectáculo que se tem de ver, nem que seja por uma vez. A oportunidade chegou.

Entre os convocados para representar Portugal estão quatro atletas que defendem as cores da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria). Além do capitão João Jerónino (na foto), nomeado melhor lateral-esquerdo do evento em 2016 e melhor central em 2017, também Marco Francisco, João Pedro e Iderlindo Gomes foram convocados.

“Sentimos que este ano podemos fazer história e, por isso, apelamos a todos que nos venham ajudar. O grupo está motivado e empenhado, não temos outros pensamentos que não seja ganhar”, sublinha João Jerónimo.” E, assim, vingar as duas finais perdidas para a Holanda...

O facto de a maior competição de andebol em cadeira de rodas se disputar na cidade natal é, para o atleta, “um sonho ser concretizado”. “Desde miúdo que tinha o objectivo de poder cantar o hino em Leiria e, no próximo fim-de-semana, irei realizá-lo perante o nosso povo. Somos imensos numa cidade que vive e respira andebol e espero que consigamos encher o pavilhão para a vitória tornar-se mais fácil.”

No sábado, dia 1, Portugal joga às 10:30 horas com a campeã em título, a Holanda, seguindo a partida com a Croácia, às 18:30 horas. Para domingo, dia 2, está reservado o encontro com a Hungria, às 10 horas. A final está marcada para as 17 horas.