Sociedade

Portugal recebe evento escutista mundial em 2025

29 ago 2021 13:01

Milhares de jovens de todo o Mundo vão percorrer o País em contacto com as comunidades

portugal-recebe-evento-escutista-mundial-em-2025
Marcelo Rebelo de Sousa promete o apoio da Presidência da República ao evento
DR

A Federação Escutista de Portugal (FEP) – constituída pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a Associação Portuguesa de Escoteiros – foi hoje eleita para organizar o World Scout MOOT 2025, “a maior actividade escutista de jovens adultos a nível mundial”.

Num comunicado enviado à Agência Ecclesia, a FEP explica que ‘Engage’ (“Envolve-te”) vai ser o mote do MOOT 2025 que vai juntar jovens dos 18 aos 25 anos de todo o mundo e que serão desafiados a “percorrer o País e contactar com a comunidade local”, juntando-se, depois, no Centro Escutista do Buçaquinho, em Ovar.

“A realização do evento em território nacional terá impacto a vários níveis, desde a dinamização turística, a consciencialização local, nacional e internacional sobre questões globais actuais”, explica a Federação Escutista de Portugal.

Neste contexto, no World Scout MOOT 2025 vão também “potenciar” o envolvimento dos jovens no desenvolvimento sustentável das comunidades locais, na sociedade nacional e internacional e ainda incentivar relações entre “os países lusófonos, desenvolvendo condições especiais para a sua participação no evento e posterior apoio no desenvolvimento de outros projectos”.

O World Scout MOOT 2025 é promovido pela Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) e Portugal foi eleito para ser o país organizador, após ter apresentado a sua candidatura, na 42.ª Conferência Mundial do Escotismo, “onde debatem o futuro do maior movimento de jovens do mundo”, que começou no dia 25 de Agosto e termina este domingo.

A FEP assinala que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que tem tido uma “presença activa” na vida da federação, “admite estar de braços abertos e disposto a contribuir” para a preparação desta actividade: “damos todo o nosso apoio na realização deste evento que incentiva a partilha de culturas, experiências e compreensão entre todos os participantes vindos de todo o mundo”.

Outras entidades governamentais e autárquicas também demonstraram o seu apoio, como os secretários de Estado adjuntos da Educação e da Juventude e Desporto, respectivamente João Costa e João Paulo Rebelo, que demonstraram a sua satisfação e o apoio do Governo Português, e o presidente do Município de Ovar, Salvador Malheiro.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE – escutismo católico) e a Associação dos Escoteiros de Portugal, as duas associações nacionais que constituem a FEP, vão trabalhar com a OMME para acolher o World Scout MOOT, em 2025.