Economia

Portugueses abraçam o ano novo cada vez mais próximo de casa

29 dez 2016 00:00

Há algum tempo que os portugueses escolhem passar as férias de final do ano cá dentro. Este ano, as tendências reforçaram-se, deixando para trás destinos mais distantes

portugueses-abracam-o-ano-novo-cada-vez-mais-proximo-de-casa-5651
Lurdes Trindade

Quatro em cada dez portugueses gozam férias no fim de ano, correspondendo a um aumento em relação a 2015. E 78% das pessoas têm como destino o território nacional, à semelhança do verificado no mesmo período de 2015. Os dados constam num estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).

Na região, estas tendências mantêm- se. Humberto Reis, supervisor da Agência Abreu, diz que se nota um clima de maior alívio e de mais dinheiro nos bolsos dos portugueses, embora o País viva ainda sob uma conjuntura económica desfavorável. “Para as férias de final de ano ou para a noite de réveillon, está a gastar-se, em média, um pouco mais que no período homólogo de 2015.”

O mesmo acontece em relação aos destinos. “Tradicionalmente, as tendências recaem sobre Portugal, com predominância pelo Norte do País, região Centro (Óbidos, Coimbra, Aveiro, entre outros) e Madeira”. Preferências que se devem ao facto de as pessoas não quererem estar fora muitos dias e de não terem de disponibilizar grandes quantias, que preferem canalizar para as férias de Verão.”

Já lá vai o tempo em que os portugueses gozavam vários períodos de férias no ano. “Hoje, preferem poupar para umas férias melhores no Verão com a família”, revela também Paulo Pequeno da CapitalTur. O agente de viagens confirma que tem vendido a maioria das férias de final de ano e da noite de réveillon para Portugal, destacando destinos como Serra da Estrela, Porto [que está na moda], Lisboa, além dos Cruzeiros no Douro que estão sempre cheios. Para o Algarve, os clientes também solicitam viagens, embora a maioria o faça através da internet. “É o destino mais barato neste período de férias (200 euros em média por pessoa)”, concluiu o estudo do IPDT, confirmado pelos operadores turísticos da região.

Na Marinha Grande, a procura tem sido também mais para dentro, revela Raquel Campos, da QViagens. O facto de as festas coincidirem com o fim-de-semana é um dos argumentos para ficarem por Portugal, mas há outros. “Poupa-se para tirar férias melhores no Verão e no resto do ano opta-se por ficar por cá, embora muitas pessoas não dispensem o réveillon num bom hotel de quatro estrelas, com tudo a que têm direito”. Os clientes da QViagens também pediram muito Porto, Algarve e a zona Centro. “Cada vez mais, as pessoas têm consciência da beleza do nosso país e querem conhecê- -lo, aproveitando estas ocasiões para o fazer.”

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.