Sociedade

Praias de Peniche ganham novo quilómetro de passadiços

27 out 2020 16:57

Câmara lança concursos para a construção de passadiços para as praias da Cova da Alfarroba, Baía e Baleal Campismo

praias-de-peniche-ganham-novo-quilometro-de-passadicos
Baleal
Ricardo Graça/Arquivo

Foram hoje lançados os trabalhos para empreitada de construção dos passadiços de acesso às praias da Cova da Alfarroba, Baía e Baleal Campismo, no concelho de Peniche. Com uma extensão de cerca de um quilometro, os três passadiços sobrelevados deverão estar prontos dentro de seis meses.

“Ciente da importância da protecção do ecossistema dunar e prosseguindo o objectivo de proteger as dunas existentes nas praias da Cova de Alfarroba, Baía e Baleal Campismo, o Município de Peniche dá hoje início aos trabalhos de construção de mais uma peça na rede de acessos e passadiços a um dos maiores bens com que a natureza dotou o concelho de Peniche: as praias”, faz saber a Autarquia.

A obra, prossegue a Câmara, “será equipada com mobiliário urbano inclusivo e prevê a implantação de regeneradores dunares, remoção de espécies herbáceas infestantes e execução de novas plantações, bem como a demolição das construções do antigo campo de tiro”.

O reordenamento de estacionamentos com estruturas de madeira e nova sinalização vertical integram igualmente a obra que agora se inicia. O seu custo é de cerca de 469 mil euros, cabendo ao Município de Peniche o valor aproximado de 117 mil euros. O restante é financiado pelos fundos comunitários – POSEUR.

“Esta obra está integrada numa estratégia de recuperação ambiental do cordão dunar da Baía Norte e permitirá aumentar a rede de mobilidade suave”, acrescenta a Câmara.

Recorde-se que já foi inaugurado o percurso pedonal e ciclável da ligação do Parque Urbano ao Casal da Vala, e o passadiço sob a IP6, que permitiu ligar este percurso ao parque de campismo.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Peniche, “trata-se de mais uma etapa para a protecção das nossas dunas, a consolidação do propósito de melhorar substancialmente o acesso a todas as nossas praias e de mais um passo na via do desenvolvimento do nosso concelho, com a construção das infraestruturas que todos merecemos”.