Sociedade

Prémio Pedro Matos desafia alunos e professores a refletir sobre o impacto da Matemática na humanidade

1 fev 2022 18:36

Interessados do ensino básico e secundário devem realizar a pré-inscrição até dia 6 de Maio

premio-pedro-matos-desafia-alunos-e-professores-a-refletir-sobre-o-impacto-da-matematica-na-humanidade

A 14.ª edição do Prémio Pedro Matos, promovido pelo Politécnico de Leiria, vai desafiar os alunos e professores do ensino secundário e do 3.º ciclo do ensino básico a reflectir sobre o impacto da Matemática na humanidade e a sua importância na actualidade, através da concretização de trabalhos sobre: as pandemias/epidemias, eleições, alterações climáticas, demografia e migrações, competições desportivas, indústria 5.0, cibersegurança, entre outros tópicos.

Ao Prémio Pedro Matos podem candidatar-se alunos do ensino secundário e do 3.º ciclo do ensino básico, individualmente ou em grupo (máximo de três alunos). Do grupo pode ainda fazer parte um professor, ao qual caberá o papel de orientador.

Os interessados deverão realizar a sua pré-inscrição online até ao dia 6 de Maio, sendo que a candidatura e entrega dos trabalhos decorre até dia 9 de Junho.

Os trabalhos elaborados serão expostos no evento Mat-Oeste 2022, a realizar-se no dia 8 de Julho, sugerindo-se a utilização de fotografias, desenhos, materiais interactivos, vídeos, entre outros, de forma a despertar a curiosidade dos visitantes.

Nas categorias “Prémio Pedro Matos” e “Prémio Pedro Matos Júnior” serão premiados os três melhores trabalhos.

As normas e o regulamento do concurso podem ser consultados em https://premiopedromatos.ipleiria.pt/.

O Prémio Pedro Matos nasce como uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, e tem como objectivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despoletar novos jovens talentos.