Sociedade

Presidente da Câmara de Leiria pede ajuda a cidades chinesas

27 mar 2020 20:30

Mensagem envida aos “amigos” de Tongling e de Shantou, com as quais Leiria tem acordos de amizade.

presidente-da-camara-de-leiria-pede-ajuda-a-cidades-chinesas

O presidente da Câmara de Leiria enviou, esta tarde, um pedido de ajuda às cidades chinesas de Tongling e de Shantou, com as quais o município tem acordos de amizade.

Num vídeo publicado nas redes sociais, Gonçalo Lopes pede aos representantes dessas cidades que sejam “embaixadores” de Leria junto dos produtores chineses de equipamento médico de protecção, para que seja possível suprir algumas das carências que se fazem sentir na região.

“Temos uma urgente necessidade de reforçar as nossas equipas de saúde e de instituições que acolhem e apoiam a nossa população idosas com material e equipamento de protecção”, apela o autarca.

Na sua mensagem, Gonçalo Lopes elenca a lista das necessidades: máscaras cirúrgicas, fatos de protecção com capuz com viseira, batas, luvas, protecção de calçado anti-derrapante, protecção de estereoscópios e termómetros de infravermelhos digitais.

“Temos esperança de que consigamos obter no mercado chinês bens de que necessitámos com tanta urgência”, diz o presidente da Câmara de Leiria, revelando que, da parte dos representantes daqueles municípios chineses já estão a ser feitas diligências para responder ao pedido de ajuda.

Gonçalo Lopes deixa ainda uma mensagem de “tranquilidade” aos responsáveis pelas cidades de Tongling e Shantou em relação aos alunos chineses que estudam no Politécnico de Leiria. “Podem ficar tranquilos, pois estamos a acompanhá-los como se fossem nossos filhos para que nada lhes falte”, assegura.