Sociedade

Presidente da República evoca espírito de D. Nuno Álvares Pereira

9 abr 2016 00:00

Nas comemorações do Dia do Combatente, que decorreram, esta manhã, no Mosteiro da Batalha, Marcelo Rebelo de Sousa disse que o exemplo de D. Nuno Álvares Pereira deve manter-se como “guia” dos combatentes.

presidente-da-republica-evoca-espirito-de-d-nuno-alvares-pereira-3709
Maria Anabela Silva

O Presidente da República promete, como comandante supremo das Forças Armadas, “tudo fazer para que o espírito de D. Nuno Álvares Pereira se mantenha como modelo e guia dos combatentes do futuro”.

A promessa de Marcelo Rebelo de Sousa foi feita durante as comemorações do Dia do Combatente, que decorreram, esta manhã, no Mosteiro da Batalha e que serviram também para assinalar o 98.º aniversário da Batalha de La Lys, travada na Flandres durante a I Guerra Mundial.

A escassas dezenas de metros da estátua de D. Nuno Álvares Pereira, o Presidente da República sublinhou a “atitude humilde e misericordiosa” e as características de “combatente temido e admirado” do herói da Batalha de Aljubarrota.

“É esta atitude humilde e generosa, a par de excelentes e reconhecidas qualidades de honra, espírito de sacrifício, de sentido de dever, lealde e bravura que a nação portuguesa encontra hoje nos seus militares, prontos a servir nos mais complexos teatros de operações, em espaço nacional ou internacional, na Europa ou noutro qualquer continente”, afirmou o Presidente da República.

Durante o seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa prestou ainda homenagem “aos combatentes do passado, aos combatentes de sempre” e disse assumir, “firme e convictamente, a missão de apoiar os combatentes de hoje” e de “tudo fazer para que o espírito de D. Nuno Álvares Pereira se mantenha como modelo e guia dos combatente do futuro”.

As cerimónias contaram com a presença de tropas dos três ramos das Forças Armadas em parada e incluíram a visita do Chefe de Estado ao museu que a Liga dos Combatentes tem no interior do mosteiro e que, a partir de hoje, conta com um novo atractivo: a bandeira nacional arriada no último dia da administração portuguesa de Macau. O estandarte foi recentemente oferecido à Liga dos Combatentes pelo general Rocha Vieira, último governador português daquele território.

As celebrações do Dia do Combatente terminaram com a deposição de flores junto ao túmulo do Soldado Desconhecido, que se encontra na Sala do Capítulo do Mosteiro da Batalha.