Sociedade

Presidente da República falou pessoalmente com a família do bombeiro de Leiria

19 jul 2020 12:38

A Câmara Municipal de Leiria decretou este domingo três dias de luto municipal, com colocação da bandeira do Município a meia haste, na sequência do falecimento de Filipe André Azinheiro Pedrosa.

presidente-da-republica-falou-pessoalmente-com-a-familia-do-bombeiro-de-leiria
André Pedrosa prestava serviço em Monte Redondo
DR

Numa nota publicada esta manhã pela Presidência da República, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa informa que falou pessoalmente com a família do bombeiro Filipe André Azinheiro Pedrosa e dirigiu os mais sentidos pêsames à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Leiria, aos seus familiares e amigos.

Marcelo Rebelo de Sousa junta-se assim ao tributo já prestado pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a Filipe André Pedrosa, de 34 anos, que faleceu este sábado, 18 de Julho, de doença súbita, durante operações de rescaldo e vigilância do incêndio do Arrabal.

O Município de Leiria, que já tinha emitido uma nota de pesar, acaba de anunciar que decretou três dias de luto municipal, com colocação da bandeira do Município a meia haste.

A nota da Presidência da República refere que "num dia muito intenso e difícil para os Bombeiros Portugueses, o Presidente da República esteve em permanente contacto com o terreno, acompanhando as operações e o estado de saúde dos bombeiros que foram feridos".

"Infelizmente", pode ler-se, "a notícia da morte do Bombeiro do Corpo de Voluntários de Leiria, vítima de doença súbita enquanto cumpria a sua missão em operações de rescaldo e vigilância, causou profunda consternação, evidenciando as grandes exigências por que passam todos estes Homens e Mulheres que arriscam diariamente as suas vidas pela vida do próximo".

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que falou pessoalmente com a Família do Bombeiro Filipe Pedrosa, dirigiu os mais sentidos pêsames à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Leiria, aos seus familiares e amigos", conclui.

Três dias de luto municipal

Há momentos, a Câmara Municipal de Leiria decretou três dias de luto municipal, com colocação da bandeira do Município a meia haste.

A autarquia informa que Filipe André Pedrosa foi vítima de doença súbita quando se encontrava a participar na operação de vigilância a um incêndio florestal em Vale Maior, na União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça. Era residente em Monte Redondo e fazia parte dos Bombeiros Voluntários de Leiria – secção de Monte Redondo, sendo bombeiro do quadro activo desde 2004.

O alerta foi dado às 19h50 de sábado, tendo André Filipe Pedrosa sido assistido de imediato pelos bombeiros que se encontravam na sua companhia e posteriormente pela Cruz Vermelha e INEM, acabando por ser transportado para o Centro Hospitalar de Leiria, onde acabaria por ser declarado o óbito às 21h15.

"O Município de Leiria associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos, lamentando profundamente a morte de Filipe André Azinheiro Pedrosa, que dava o melhor de si pela defesa de todos ao serviço dos Bombeiros. O Município de Leiria endereça também uma palavra de ânimo e solidariedade aos Bombeiros Voluntários de Leiria neste momento particularmente difícil", refere o comunicado.

No dia de ontem, há outra morte a registar, o corpo de uma pessoa foi encontrado carbonizado dentro de uma viatura que se incendiou, por bombeiros que combateram um incêndio na localidade de Barreiria, freguesia de Santa Catarina da Serra, concelho de Leiria.