Sociedade

Presidente espera que seja também declarado estado de calamidade no concelho de Ourém

22 ago 2022 16:41

Incêndios deste Verão já destruíram seis mil hectares em Ourém

presidente-espera-que-seja-tambem-declarado-estado-de-calamidade-no-concelho-de-ourem
O concelho de Ourém tem sido um dos mais fustigados pelos incêndios em 2022
Ricardo Graça

"Acabei de ouvir decretar o estado de calamidade na serra da Estrela. Espero que o tratamento seja idêntico para o concelho de Ourém, onde temos prejuízos incalculáveis, sobretudo na agricultura e na floresta. Os prejuízos são avultadíssimos.” As palavras são de Luís Albuquerque, presidente do Município de Ourém.

Segundo disse ao JORNAL DE LEIRIA o autarca, os incêndios deste Verão já destruíram seis mil hectares no concelho, que é coberto por 70% de floresta.

“Já não havia grandes incêndios há alguns anos e o combustível foi-se acumulando. Mesmo com a limpeza das faixas, era praticamente impossível travar o fogo, dada a intensidade do vento e a velocidade do incêndio”, constatou.

Por isso, Luís Albuquerque considerou que se deve apostar mais em “faixas de contenção em mosaico”, para que sejam mais resistentes às chamas.

O Governo vai decretar o estado de calamidade para responder às necessidades do território da área ardida da serra da Estrela, anunciou hoje a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Segundo a governante, o estado de calamidade será decretado pelo Conselho de Ministros e “dará condições para que todos, Estado e autarquias, possam responder às necessidades” do território, refere a Lusa.

Mariana Vieira da Silva falava aos jornalistas no final de uma reunião conjunta entre Governo e autarcas de seis municípios abrangidos pelo Parque Natural da Serra da Estrela - Manteigas, Celorico da Beira, Covilhã, Guarda, Gouveia e Seia - e ainda de Belmonte, também presente por ter sido atingido pelas chamas, para “avaliar as necessidades e respostas integradas para estes concelhos” na sequência do incêndio que afectou a região.