Sociedade

Previsão de chuva forte coloca distrito de Leiria em alerta

13 set 2021 09:30

Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a ocorrência de aguaceiros, queda de granizo e ventos fortes até às 12 horas desta segunda-feira

previsao-de-chuva-forte-coloca-distrito-de-leiria-em-alerta
Esperam-se precipitações fortes e trovoadas frequentes
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Leiria, Lisboa e Setúbal estão sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, granizo e vento forte.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém os três distritos sob este alerta até às 12 horas de hoje, e sob alerta amarelo a partir das 12 horas de quarta-feira.

A previsão do IPMA espera, para estes locais, “muita instabilidade” até quinta-feira, com “precipitações localmente fortes”.

Há 15 distritos em aviso amarelo devido às mesmas razões, até às 12 horas de quarta-feira.

Também o arquipélago da Madeira se encontra sob aviso amarelo até às 15 horas do dia de hoje.

De acordo com o instituto, são expectáveis precipitações fortes, e há “condições para a ocorrência de trovoadas frequentes”.

Face à possibilidade de chuvas fortes, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou para o risco de cheias e inundações em Lisboa, em Setúbal e no Algarve.

Em comunicado enviado à Agência Lusa, a ANEPC refere o risco da subida do nível das águas dos rios e ribeiras do Algarve, “que poderão causar inundações”.

Já os termómetros registarão uma descida da temperatura máxima nos próximos dias, devido “à aproximação de uma depressão a Portugal continental, com expressão em altitude, à qual estão associadas massas de ar tropicais, instáveis e com elevados conteúdos em vapor de água”.