Economia

Primeiro hub de carregamento da MOBI.E para veículos eléctricos em Leiria

21 dez 2021 14:46

Infraestrutura conta com um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW), cinco postos de carregamento normal (22 kW)

primeiro-hub-de-carregamento-da-mobie-para-veiculos-electricos-em-leiria
MOBI.E
DR

O primeiro hub de carregamento para veículos elétricos da MOBI.E, S.A. vai ser inaugurado amanhã, às 14 horas, na Rua de Santo André, em Leiria, junto ao hospital.

A sessão contará com a presença do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, do presidente da MOBI.E, Luís Barroso, e do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.

“A mobilidade eléctrica é fundamental para a redução de emissões de gases com efeito de estufa, em grande parte responsáveis pelas alterações climáticas que já sentimos. O Governo vai continuar a apoiar as medidas que permitam acelerar a adopção de veículos eléctricos em detrimento de veículos poluentes, assim como outras medidas relacionadas com o transporte público e a mobilidade activa”, refere o secretário de Estado da Mobilidade.

Esta infraestrutura de carregamento em Leiria, é a primeiro de nove hubs, que resultam de um investimento de cerca de dois milhões de euros, estando integrados no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado pelo Governo e com financiamento do Fundo Ambiental.

Além de Leiria, serão também contempladas as cidades de Almada, Coimbra, Guimarães, Loulé, Loures, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viseu.

Cada hub é constituído por um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW), cinco postos de carregamento normal (22 kW) e um posto de transformação, permitindo o carregamento simultâneo de 18 veículos.

A rede Mobi.E é composta atualmente por mais de 2.300 postos de carregamento e 4.800 tomadas, maioritariamente situados em espaços de acesso público. Trata-se de uma rede, cujo modelo se baseia na interoperabilidade e no carácter universal de utilização.

Clique aqui para encontrar postos de carregamento da rede Mobi.E