Sociedade

Primeiro-ministro destaca Leiria como bom exemplo de execução do PRR

4 jan 2023 15:00

“Quero felicitar o sr. presidente da Câmara de Leiria pelo bom exemplo que está a dar de boa execução das verbas do PRR”, disse Costa

primeiro-ministro-destaca-leiria-como-bom-exemplo-de-execucao-do-prr
António Costa fez-se acompanhar da ministra da Presidência e do ministro da Saúde na passagem por Leiria
Município de Leiria

O primeiro-ministro, António Costa, destacou, hoje, em Leiria, o ritmo de construção dos centros de saúde no concelho, no âmbito de uma visita efectuada a estes equipamentos cuja concretização está a ser financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A afirmação foi efectuada após uma visita às unidades de saúde em Amor e nos Parceiros, que se encontram em construção, na qual o governante destacou que o PRR vai financiar a construção de 100 novos centros de saúde e a requalificação de mais 326, refere uma nota de imprensa da autarquia.

“Quero felicitar o sr. presidente da Câmara de Leiria pelo bom exemplo que está a dar de boa execução das verbas do PRR”, disse António Costa, que deixou ainda uma palavra de “alento a todos aqueles que trabalham no sector da construção”, refere a nota.

“Vivemos tempos particularmente desafiantes, com equipamentos, componentes e materiais de construção que estão a ser difíceis de chegar ao mercado ou com preços mais elevados, o que torna a execução do PRR mais exigente”, acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a importância deste investimento que marca uma nova geração de centros de saúde para apoio à população, realçando a construção de três unidades de saúde, que representam um investimento total de 3.995.222,31 euros, com um financiamento do PRR de 3.715.322,63 euros, estando a conclusão prevista no primeiro semestre deste ano.

“Este é um investimento que se enquadra na perfeição nas prioridades do PRR”, disse Gonçalo Lopes, destacando o bom ritmo de concretização das três obras, que vão servir 15.400 utentes nas freguesias de Bidoeira de Acima, Amor, Barosa e Parceiros e Azoia.

Além das obras visitadas está também em construção uma unidade em Bidoeira de Cima que não possível incluir no périplo por razões de agenda, informa ainda a autarquia.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, falou ainda da importância dos cuidados de saúde primários, realçando o facto de combinarem qualidade com proximidade, realçando que está em curso um grande esforço de recrutamento de novos médicos de família.