Sociedade

Primeiro-ministro e MAI manifestam "profunda consternação" pela morte de bombeiro de Leiria

19 jul 2020 08:57

Filipe André Azinheiro Pedrosa, 34 anos, residente em Monte Redondo, integrava, desde 2004, o corpo activo da secção desta freguesia dos Bombeiros Voluntários de Leiria

primeiro-ministro-e-mai-manifestam-profunda-consternacao-pela-morte-de-bombeiro-de-leiria
Situação de doença súbita ocorreu durante as operações de rescaldo do incêndio do Arrabal
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o Município de Leiria lamentaram nas últimas horas publicamente a morte de um bombeiro de Leiria, ocorrida este sábado, 18 de Julho, durante operações de rescaldo do incêndio do Arrabal.

O primeiro-ministro manifestou a sua “profunda consternação” e enviou condolências em nome do Governo.

Filipe André Azinheiro Pedrosa, 34 anos, residente em Monte Redondo, integrava, desde 2004, o corpo activo da secção desta freguesia dos Bombeiros Voluntários de Leiria.

“Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do falecimento de Filipe Pedrosa, bombeiro voluntário da corporação de Leiria, vítima de doença súbita, que cumpria a sua missão nas operações de rescaldo e vigilância de um incêndio em Arrabal, Leiria”, refere António Costa, numa nota de pesar do gabinete do primeiro-ministro e divulgada também na sua conta oficial na rede social Twitter.

“Uma fatalidade que nos entristece”, acrescenta o chefe do Governo, enviando à família e amigos, bem como à corporação dos bombeiros voluntários de Leiria, os seus sentimentos e de todo o Governo.

O bombeiro de Leiria morreu no sábado já noite no hospital da cidade após ter entrado em paragem cardiorrespiratória.

Também o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, manifestou pesar pela morte do bombeiro Filipe André Pedrosa.

“Foi com um sentimento de profunda consternação que recebi a notícia do falecimento do bombeiro Filipe Pedrosa, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Leiria”, escreve Eduardo Cabrita numa nota enviada à comunicação social.

O governante endereça os seus “sentidos pêsames à família, amigos e ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Leiria”.

“Neste momento de pesar para todos os portugueses relembro, com gratidão, a forma sempre generosa e abnegada com que os bombeiros do nosso País integram este esforço nacional da defesa da floresta contra incêndios”, sublinha Eduardo Cabrita.

Em declarações à agência Lusa, fonte da Protecção Civil explicou que o bombeiro, dos voluntários de Leiria, da secção de Monte Redondo, estava nas operações de rescaldo do incêndio que na sexta-feira deflagrou na freguesia de Arrabal, concelho de Leiria, que foi dado como dominado durante a noite e que teve sábado uma reactivação, mas que ao início da tarde entrou em resolução.

De acordo com o comandante Pedro Araújo, o bombeiro Filipe André Pedrosa estava nas operações de rescaldo, na “linha da frente”, e “sentiu-se mal”, tendo ficado inconsciente e entrado em paragem cardiorrespiratória, sendo transportado depois para o hospital já em “manobras de reanimação”.

O hospital confirmou o óbito do bombeiro.

O Município de Leiria foi o primeiro a emitir uma nota de pesar pela morte do jovem bombeiro, lamentando também o falecimento do condutor de uma viatura que morreu num incêndio após o despiste do veículo. Ambas as ocorrências, em Santa Catarina da Serra, “estão a consternar profundamente a comunidade”, refere a autarquia em comunicado.

De acordo com o Município de Leiria, o alerta para a doença súbita de Filipe André Pedrosa foi dado às 19:50 horas, “tendo a vítima sido assistida de imediato pelos bombeiros que se encontravam na sua companhia e posteriormente pela Cruz Vermelha e INEM, acabando por ser transportado para o Centro Hospitalar de Leiria, onde acabaria por ser declarado o óbito às 21:15 horas”.

A outra morte ocorreu horas antes, “na sequência do despiste de uma viatura de todo-o terreno em Barreiria”, localidade da União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça. Após o despiste, “a viatura entrou em combustão, resultando na morte do condutor, tendo ainda deflagrado um pequeno incêndio florestal rapidamente controlado pelos bombeiros”.

Segundo a informação já disponível, a vítima mortal é “um homem sénior, cuja identidade ainda não foi confirmada pelas autoridades”.

Naquele comunicado, o Município de Leiria “associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos destas duas vítimas mortais, e endereça também uma palavra de ânimo e solidariedade aos Bombeiros Voluntários de Leiria neste momento particularmente difícil”.