Viver

"Procissão dos Caracóis" do Reguengo do Fètal candidata a “Maravilha da Cultura Popular"

13 jan 2020 08:30

Município da Batalha apoia iniciativa que pretende promover a Festa de Nossa Senhora do Fètal

procissao-dos-caracois-do-reguengo-do-fetal-candidata-a-maravilha-da-cultura-popular

Conhecida pela "Procissão dos Caracóis", a Festa de Nossa Senhora do Fètal, no Reguengo do Fètal (Batalha) pretende candidatar-se às 7 Maravilhas da Cultura Popular em Portugal, na categoria de Procissões e Romarias.

Anualmente, entre o final de Setembro e o primeiro fim-de-semana de Outubro, a aldeia acolhe uma procissão nocturna, iluminada por pequenas lamparinas de azeite, fabricadas com cascas de caracol, que liga a localidade ao Santuário de Nossa Senhora do Fètal, atraindo milhares de visitantes. 

A candidatura parte da Junta de Freguesia e da Comissão da Igreja Paroquial do Reguengo do Fètal e tem o apoio da Câmara Municipal. 

As entidades proponentes explicam, em nota, que esta é "uma das mais brilhantes manifestações de índole popular e cultural com a realização da tradicional Procissão dos Caracóis integrada no encerramento das Festas em Honra de Nossa Senhora do Fètal.

Antes de Fátima
A imagem da Senhora do Fètal é uma escultura em pedra datada do século XVII, que está no centro das peregrinações e da devoção mariana naquele que, em tempos, foi considerado um dos santuários mais célebres da região.

Segundo a lenda local, a devoção a Nossa Senhora do Fètal deve-se a uma jovem pastora que guardava o gado e chorava porque tinha fome.

Ter-lhe-á aparecido Nossa Senhora que a mandou pedir pão à mãe: "diz-lhe que uma mulher te mandou dizer-lhe que está pão na arca".

A arca que estava vazia, por milagre, estava repleta de pão. As procissões realizam-se em período nocturno, com a utilização de milhares de cascas de caracol, onde se encontram embebidas em azeite, torcidas de cordel que servem de pavio e que, depois de acesas, conferem um efeito visual único." 


Todos os anos, em dois fins-de-semana, a iluminação pública, durante as procissões, é desligada e a imagem da Senhora do Fètal, padroeira da freguesia, é transportada em ombros, num percurso entre o Santuário de Nossa Senhora do Fètal e a Igreja Matriz, regressando sete dias depois, ao local de partida.

A iluminação com lamparinas de casca de caracol não se limita ao percurso da romaria já que os habitantes criam obras artísticas efémeras, com a iluminação das suas casas, em desenhos alusivos às festividades. 

O efeito estende-se ainda às escarpas rochosas que ladeiam a localidade.



Estima-se que cerca de 12 mil cascas de caracóis sejam colocadas na envolvente da aldeia.

As candidaturas às 7 Maravilhas da Cultura Popular em Portugal estão abertas até ao dia 1 de Março.