Sociedade

Professora do Bombarral é a grande vencedora do Global Teacher Prize Portugal

19 mai 2023 17:21

Ana Maria Santos Moniz é professora de Educação Especial no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no concelho de Bombarral, e trabalha directamente com cerca de 126 alunos, desde o pré-escolar ao 12.º ano

professora-do-bombarral-e-a-grande-vencedora-do-global-teacher-prize-portugal

A professora Ana Maria Moniz foi distinguida com o Global Teacher Prize Portugal, esta tarde, numa cerimónia decorrida no Grande Auditório do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Professora de Educação Especial no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no concelho de Bombarral, trabalha directamente com cerca de 126 alunos, desde o pré-escolar ao 12.º ano.

A docente tem uma intervenção mais directa com alunos com perturbação do espectro do autismo que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem e contribuiu para a criação de espaços de aprendizagem activos e diferenciadores, para a criação de uma sala Snoezelen e para a dinamização de técnicas multissensoriais.

Ana Maria Moniz é autora do projecto “Ler Lazer e Aprender”, e desenvolve a acção “Aprender a ser Fazendo”, com a quinta pedagógica Bambilocas, que tem como objectivo o desenvolvimento da autonomia na realização de actividades da vida diária através do contacto com a natureza, explica a página do Global Teacher Prize Portugal. 

Com todas estas iniciativas, a professora procura responder às necessidades cognitivas, sociais, de linguagem, e de interacção numa simbiose de preparação para a vida activa dos alunos, refere a descrição da professora.

Entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal estava também Aniceta Neves Pena, professora da ETAP - Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal.