Sociedade

Profissionais de saúde levam filhos para o trabalho no Dia da Família

14 mai 2024 11:37

Todas as actividades contam com a colaboração de vários profissionais voluntários e estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

profissionais-de-saude-levam-filhos-para-o-trabalho-no-dia-da-familia

Os filhos dos profissionais de saúde vão ter a possibilidade de celebrar o Dia da Família, que se assinala no dia 15 de Maio, com os seus familiares, dentro das várias valências da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL).

A Comissão de Humanização dinamiza várias actividades nas unidades hospitalares. Nos cuidados de saúde primários, as crianças também são convidadas a ir para o trabalho com os pais.

"É muito gratificante dinamizarmos estas iniciativas que promovem a conciliação vida familiar/trabalho. As crianças adoram vir para o trabalho com os pais e, para além das dezenas de actividades divertidas, conseguimos desmistificar o medo que por vezes sentem dos hospitais. Para os profissionais, este é também um dia diferente, uma vez que, os corredores se enchem de gargalhadas e alegria, com aquela capacidade incrível que as crianças têm de nos contagiar", afirma Andreia Correia, presidente da Comissão de Humanização da ULSRL, citada numa nota de imprensa.

No Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, a manhã é preenchida com um ateliê de desenho, com o mote Afinal o que é que o meu pai/mãe faz aqui?, com diversos jogos divertidos a decorrer no campo polidesportivo ao ar livre, e termina com um périplo por vários serviços do HSA para dar a conhecer as áreas administrativas aos mais pequenos.

Depois do almoço no refeitório com os pais haverá tempo para mais brincadeiras, pinturas faciais, modelagem de balões, beauty spa e oficinas de futebol e olaria.

Nos Hospitais de Alcobaça e de Pombal estão também agendadas actividades lúdicas e muitas brincadeiras durante o Dia da Família, que termina com um lanche partilhado com a família e a entrega de presentes aos pequenos participantes.

Todas as actividades contam com a colaboração de vários profissionais voluntários e estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria e o almoço das crianças no refeitório é oferecido pela Uniself.