Saúde

Projecto Bata Branca fez três mil consultas em Leiria no primeiro mês

18 fev 2024 11:53

Programa reforçado com mais 132 horas de serviço médico, que abrange 11 extensões de saúde do concelho

projecto-bata-branca-fez-tres-mil-consultas-em-leiria-no-primeiro-mes
Programa é financiado pela câmara e pela Administração Central do Sistema de Saúde
Ricardo Graça

Em funcionamento desde 15 de Janeiro, o programa Bata Branca, que garante cuidados de saúde aos utentes sem médico de família, efectuou cerca de três mil consultas no concelho de Leiria.

O balanço foi revelado pela câmara durante a assinatura do acordo de cooperação, que prevê o reforço do programa, que passará das actuais 168 para 300 horas, ou seja, mais 132 horas semanais de consultas médicas, a realizar em 11 extensões de saúde do concelho.

Assinado na passada sexta-feira, o acordo envolve o município, que financia parte do programa, a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria e a Santa Casa da Misericórdia de Leiria, que operacionaliza o programa.

Citado numa nota de imprensa, o presidente da câmara, Gonçalo Lopes, considerou que o programa "tem tido enorme sucesso junto das populações, nomeadamente das freguesias em que os centros de saúde foram encerrados por falta de médico”.

Para o autarca, esta solução têm-se revelado "uma resposta eficaz e imediata, que transmite às pessoas, nomeadamente aos mais idosos, a confiança de poderem contar com assistência médica".

Os horários de atendimento do projecto Bata Branca são actualizados semanalmente e estão disponíveis para consulta no site e no facebook do Município de Leiria.