Sociedade

Projecto co-liderado pelo Politécnico de Leiria recebe 550 mil euros para estudar património em torno da oliveira

29 jan 2021 12:09

‘Olive4All’ é desenvolvido pelo CiTUR, pela Universidade de Avignon e pela Universidade de Salónica

projecto-co-liderado-pelo-politecnico-de-leiria-recebe-550-mil-euros-para-estudar-patrimonio-em-torno-da-oliveira

O projecto transnacional Olive4All – Património da Oliveira para o Desenvolvimento Sustentável: Sensibilização da Comunidade para o Património Vivo, desenvolvido por um consórcio liderado pela Universidade de Avignon (França), pelo CiTUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria, e pela Universidade de Salónica (Grécia), acaba de vencer o concurso europeu Património Cultural, Identidades e Perspectivas: Responder às Sociedades em Mudança (CHIP).

Com esta distinção, os investigadores vão receber um financiamento de 550 mil euros para estudar e promover o património olivícola, eleito pela sua qualidade representativa dentro da identidade mediterrânica, portador de valores e símbolos fortes, mas insuficientemente valorizados na região euro-mediterrânica.

O projecto, que pretende construir uma metodologia inovadora, interdisciplinar e transponível, não só foi um dos seis selecionados entre os 90 concorrentes, como ficou classificado em primeiro lugar no ranking dos 67 projetos na fase de avaliação final.

Na parte portuguesa, a rede de investigadores inclui não só membros do CiTUR, mas também de outras instituições, designadamente da Universidade da Madeira e dos politécnicos de Bragança e de Beja.

“Partindo de uma abordagem crítica do património, o projeto pretende dar visibilidade a um aspeto muitas vezes negligenciado do património rural, bem como às partes interessadas e às comunidades a ele ligadas, nem todas conscientes do seu valor social. O Olive4All destaca os processos de patrimonialização e de constituição de comunidades em torno da oliveira, questionando o conceito de património”, pode ler-se no resumo do projecto.

O Olive4All vai estudar em que medida determinadas formas de mediação desenvolvidas a partir da narração, da sensorialidade e da tecnologia digital podem ter sucesso na sensibilização de stakeholders e públicos distantes do património.

O projecto, focado em dispositivos que possibilitem o acesso inclusivo ao património, irá desenvolver ferramentas específicas para ajudar as partes interessadas locais a dialogar, formar redes e integrar o património no desenvolvimento do seu território.

“O Olive4All deseja valorizar o património na sociedade através de ações direcionadas ao fortalecimento das políticas públicas. O objetivo é demonstrar que, ao dar mais espaço ao património nas sociedades, podemos responder aos desafios globais que se tornam ainda mais urgentes pela atual crise de saúde pública. Valorizar o património alimentar nas sociedades europeias serve para aumentar a sensibilização para o desenvolvimento sustentável nas suas dimensões humana, social, económica e ambiental”, acrescentam os investigadores.

Apelam ainda à participação e colaboração das partes interessadas. “O objectivo é partilhar conhecimentos, aprender com as boas práticas e realizar mudanças sustentáveis para construir a sociedade resiliente de amanhã.”