Projecto que envolve alunos da escola de Mira de Aire apresentado nos Emirados Árabes Unidos
Sociedade
Projecto que envolve alunos da escola de Mira de Aire apresentado nos Emirados Árabes Unidos
18 nov 2024 11:21
Alunos participaram num projecto num âmbito de um doutoramento em Ambientes Web Imersivos da Universidade de Aveiro
Redacção
redaccao@jornaldeleiria.pt
O artigo académico A teacher’s perception of the co-creation and personalisation of an Immersive Web Environment, que envolve alunos da Escola Básica e Secundária de Mira de Aire, do Agrupamento de Escola de Porto de Mós, foi seleccionado para ser apresentado, nos formatos de poster académico e vídeo, na 13.ª conferência internacional da European Alliance for Innovation “ArtsIT, Interactivity & Game Creation”, na universidade New York, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Nesta conferência, que decorreu entre 13 e 15 de Novembro de 2024, foi divulgado o trabalho feito pelos alunos do 7.ºA-MA e 7.ºB-MA no ano lectivo 2022/23 (actuais turmas de 9.º ano), nas disciplinas de Inglês e Programação e Robótica, no âmbito de um projecto de doutoramento em Ambientes Web Imersivos, da Universidade de Aveiro, e com o qual estas turmas colaboraram de forma activa, refere uma nota publicada no facebook da escola.
Segundo o resumo publicado no ResearchGate, o artigo de doutoramento na Universidade de Aveiro assinado por Barbara Cleto, Carlos Santos e Mário Vairinhos, apresenta o desenho de um estudo que visa explorar se o facto de os alunos, em colaboração com os seus professores (ou professor), co-criarem Ambientes Web Imersivos (IWE). "Permite-lhes reflectir e analisar a forma como aprendem. Assim sendo, pretende-se compreender se a co-criação e personalização de um IWE pode promover a metacognição", refere.
O artigo centra-se, sobretudo, "no planeamento e desenho da experiência a implementar, bem como a definição (elaboração ou adaptação) dos instrumentos de recolha de dados, com base na revisão de literatura realizada até ao momento e nas percepções de um grupo de professores, relativamente à construção e customização de ambientes web imersivos, resultantes da oficina de formação".
"Na oficina de formação, os professores tiveram a oportunidade de conhecer e explorar ambientes web imersivos para que os possam integrar no processo de ensino e aprendizagem. Conceituaram e desenharam actividades didáctico-pedagógicas para o ambiente, tendo customizado o IWE de acordo com a actividade pedagógica planificada, para leccionar os diferentes conteúdos relacionados com a sua disciplina, bem como com as suas áreas disciplinares."