Viver

Projecto Esporo lança rotas artísticas em Figueiró dos Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova

20 jan 2022 12:56

Esporo já arrancou com “um intensivo mapeamento fotográfico dos territórios”

projecto-esporo-lanca-rotas-artisticas-em-figueiro-dos-vinhos-ansiao-e-proenca-a-nova
Redacção/Agência Lusa

Artes plásticas e visuais, performance e música dão são alimento de Esporo, novo projecto que pretende espalhar sementes de cultura nos concelhos de Ansião e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, e de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

A proposta artística para aqueles territórios do interior centro foi anunciada pela organização - uma parceria entre aqueles três municípios e as estruturas Mistaker Maker e O Bairro - com a ambição de “despertar um novo interesse e um olhar curioso em relação ao património natural”.

Programado para ser apresentado em Julho de 2022, Esporo já arrancou com “um intensivo mapeamento fotográfico dos territórios”, pelo fotógrafo de natureza Rui Gaiola.

Essas imagens vão dar suporte ao projecto e produzir uma exposição que surgirá acompanhada por um livro e um filme da realizadora Mariana Vasconcelos, para documentar o processo de execução das obras artísticas a criar em pontos seleccionados dos três concelhos.

Esses locais incluem as Fragas de S. Simão, Campelo, Cabeço do Peão e a Foz de Alge, em Figueiró dos Vinhos, a Mata Municipal, os Moinhos do Outeiro, as ruínas da Torre da Ladeia e a Mancha de Carvalho Cerquinho, em Ansião, e o Cabeço dos Três Marcos, Ribeira do Vale D’Água, Padrão e o Miradouro das Corgas, em Proença-a-Nova.

“São os lugares admiráveis, aos quais pretendemos conferir uma nova identidade e que serão transformados em lugares afetivos e detidos por novos olhares e visitantes numa nova rota de visitação”, avançou a organização, em comunicado.

Em Julho, cada uma dessas rotas, enriquecidas por trabalhos idealizados e construídos a pensar em cada lugar e em comunhão com as comunidades, serão abertos ao público, convidando a uma “experiência imersiva, performativa e sonora”.

Na área da performance e música, Esporo vai envolver Ana Lua Caiano, Arianna Casalles, Bia Maria, Coração nas Mãos, Homem em Catarse, João Barradas, Marcelino + Martin, Mário Delgado, Rita Martins, Sérgio Carolino e Valter Lobo.

As criações plásticas e visuais ficam a cargo de ±MaisMenos±, Colectivo Til, João Louro, Maria Ana Vasco Costa, Mariana Vasconcelos, Pedro Gramaxo, Rui Gaiola, Ruído, Tiago Francez e ainda Sawu Studio (Espanha), Bosoletti (Argentina) e NeSpoon (Polónia).