Sociedade

Projecto i+ nasce para melhorar saúde mental da população

12 mar 2016 00:00

Gabinete de psicologia funcionará na sede da Junta de Leiria, durante três dias por semana.

projecto-i-nasce-para-melhorar-saude-mental-da-populacao-3307
Maria Anabela Silva

Chama-se Projecto i+ e resulta de uma parceria entre a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e a equipa de psicologia da Contracapa, com o objectivo de responder “às necessidades de prestação de cuidados na comunidade” na área da saúde mental e do “desenvolvimento pessoal, familiar e comunitário”.

Uma das faces mais visíveis do projecto, formalizado recentemente com a assinatura de um protocolo entre as duas instituições, é o Gabinete i, instalado na Junta de Freguesia de Leiria, que, durante três dias por semanas, disponibilizará consultas de psicologia.

Segundo Catarina Grosso, psicóloga, esta resposta abrange crianças e adultos referenciados pela junta, pela Rede Local de Intervenção Social (RLIS) e pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco.

“Vamos identificar padrões de comportamento no meio escolar, familiar e social e desenvolver competências pessoais, para uma melhor adaptação às diferentes dificuldades da vida”, explica a técnica, adiantando que a missão deste gabinete passa por “diagnosticar, avaliar e intervir em situações de desajustamento psicossocial”.

Catarina Grosso frisa que o gabinete actuará, essencialmente, junto da população mais carenciada, que “não tem recursos para procurar serviços de psicologia”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.