Saúde

Projecto “Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus!” dá o pontapé de saída esta quarta-feira

20 mar 2023 11:19

Hospital de Santo André recebe sessão inaugural

projecto-leiria-compassiva-compaixao-pelos-seus-da-o-pontape-de-saida-esta-quarta-feira
Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus! tem como objectivo sensibilizar e formar a comunidade para o cuidar de pessoas com doença grave e/ou incapacitante
Ricardo Graça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acolhe a sessão inaugural do projecto “Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus!”, na próxima quarta-feira, dia 22 de Março, pelas 10:30 horas, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria .

O evento visa tornar a cidade e a comunidade de Leiria mais compassivas, sendo a primeira cidade da Região Centro do País que beneficia de um financiamento atribuído no quadro de uma candidatura ao concurso “Portugal Compassivo: Laços que Cuidam” promovido pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e pela Fundação “la Caixa”, no quadro do Programa Humaniza, refere uma nota de imprensa.

A sessão, que pretende dar a conhecer os principais objectivos e dinâmicas do projecto e mostrar a sua relevância para a comunidade leiriense, começa com a apresentação do projecto pela coordenadora Ana Carvalho e pela directora do SCP do CHL, Catarina Faria, e termina com a assinatura formal do compromisso de participação de todos os parceiros.

Segue-se um momento musical interpretado pela SAMP, e quando forem 11:25 horas, Mariana Abranches Pinto, coordenadora do projecto “Porto Compassivo” e “Vizinhos Compassivos”, explica “O que são Cidades Compassivas?”.

O evento prossegue com a intervenção de Hugo Lucas, vogal da direcção da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, e com a intervenção de Maria João Cabral, directora de Gestão Territorial Portugal da Fundação “la Caixa”.

Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus! tem ainda como objectivo sensibilizar e formar a comunidade leiriense para o cuidar de pessoas com doença grave e/ou incapacitante, e colocar essa mesma comunidade em acção, a cuidar e a apoiar os cuidadores e doentes seguidos pelo SCP do CHL, com uma rede de cuidados na comunidade de Leiria.

O projecto foi submetido pelo Serviço de Cuidados Paliativos (SCP) do CHL, com total apoio do seu conselho de administração, e conta com vários parceiros, entre os quais, a Câmara Municipal de Leiria, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, a Sociedade Artística Musical dos Pousos – SAMP, Jiga Joga, a Associação Carlotazinha e a Associação Portuguesa de AVC.