Saúde

Projecto Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus! lembra homens cuidadores

24 set 2023 09:30

O evento é gratuito e destina-se à comunidade. A entrada é livre.

projecto-leiria-compassiva-compaixao-pelos-seus-lembra-homens-cuidadores
Homens que Cuidam, no próximo dia 27, às 18:30 horas no M|I|MO – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria
Freepik

 

 

Dinamizado pelo projecto Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus!, realiza-se a primeira sessão da iniciativa Homens que Cuidam, no próximo dia 27, às 18:30 horas no M|I|MO – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria.

 

Nesta primeira acção de sensibilização será apresentado um pequeno vídeo que dará mote a um debate, moderado por Alexandra Carvalheiro, psicóloga clínica do Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), para partilha de experiências dos participantes.

 

Numa nota de imprensa, o CHL adianta que a iniciativa Homens que Cuidam “preconiza a concretização de quatro sessões de sensibilização, através de diferentes recursos e dinâmicas, para a promoção do debate e da partilha, com foco e na perspectiva do homem cuidador”.

 

O evento é gratuito e destina-se à comunidade. A entrada é livre.

 

Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus! é promovido pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e pela Fundação “la Caixa” e BPI, no quadro do Programa de Apoio integral a pessoas com doenças avançadas – Humaniza.

 

 

Tem como parceiros o Centro Hospitalar de Leiria, o Politécnico de Leiria, a Câmara Municipal de Leiria, a Sociedade Artística Musical dos Pousos – SAMP, Jiga Joga, a Associação Carlotazinha e a Associação Portuguesa de AVC.

 

 

Com o Programa Humaniza, a Fundação "la Caixa" estende a Portugal o seu Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, criado em Espanha em 2008 e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde.

O Programa Humaniza iniciou em Portugal em 2018 com o objectivo de impulsionar e ampliar o acesso à intervenção paliativa, o apoio psicossocial e espiritual a pessoas com doenças avançadas e os seus familiares, mas também visa promover a qualificação dos profissionais e apoiar diferentes associações na implementação de projectos de sensibilização pública e de acompanhamento em processos de doença avançada e luto.