Sociedade
Projecto “Morada Certa”, da InPulsar, distinguido com o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário
A associação de Leiria foi reconhecida pela sua luta contra a exclusão social, recebendo um apoio de cerca de 40 mil euros para o projecto
A InPulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário foi distinguida com o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário, pela sua luta contra a exclusão social no âmbito do projecto “Morada Certa”, recebendo um financiamento de cerca de 40 mil euros.
O projecto nasceu em 2019 com o objectivo de proporcionar o acesso directo a uma habitação individualizada, estável e integrada a pessoas que se encontrem a viver em situação de sem-abrigo na cidade de Leiria.
Trata-se de uma resposta inspirada no modelo “Housing First” que garante, além do acesso a uma habitação, um conjunto diversificado de serviços de suporte, flexíveis e individualizados, em domínios como a gestão e manutenção da casa, a organização da vida quotidiana, a obtenção de documentação e protecção social, o apoio na utilização dos serviços de saúde, desenvolvimento de projectos escolares, de formação profissional ou de emprego, entre outros. No âmbito deste projecto, os participantes contribuem com 30% do seu rendimento mensal.
A 8.ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário distinguiu um total de 26 projectos de instituições privadas sem fins lucrativos, que globalmente recebem apoios de 1.025.590 euros.
O Prémio Solidário resulta de uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e apoia o trabalho das entidades do terceiro sector, através do financiamento de projectos destinados a promover o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade acrescida, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades.