Sociedade

Projecto-piloto na escola da Batalha facilita resolução de problemas

20 set 2019 00:00

Municipalização acontece desde 2015.

projecto-piloto-na-escola-da-batalha-facilita-resolucao-de-problemas-10687

Foi no ano lectivo de 2015 que o Agrupamento de Escolas da Batalha integrou um grupo de projectos-piloto de descentralização de competências na Educação. Quatro anos depois, o director Luís Novais garante que o balanço é “positivo”.

“A proximidade entre a Câmara da Batalha e o Agrupamento permite a resolução mais rápida e eficaz dos problemas que surgem.”

A negociação “foi feita pelo Município envolvendo sempre a escola, pois o ponto de partida foi garantir que as decisões pedagógicas seriam sempre uma competência da escola e as questões financeiras seriam partilhadas”.

Ou seja, “as competências seriam assumidas, pela escola ou pelo Município, de acordo com o aspecto mais vantajoso”.

Segundo Luís Novais, a municipalização permite “que haja um diálogo permanente e a resolução dos problemas torna-se mais rápida”, até porque “quem tem o poder da decisão, se não for a escola, está aqui mesmo ao lado”.

O responsável acrescenta que é “também uma mais-valia na construção e reformulação da escola”, nomeadamente no apetrechamento “com mais material pedagógico”. No regresso às aulas deste ano lectivo, os alunos da escola da Batalha encontraram um edifício mais moderno e com outras condições.

O Município da Batalha avançou com u

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ