Sociedade

Projecto procura resposta para problema crescente de sem-abrigo

22 ago 2021 11:23

Associação Novo Olhar II quer criar apartamentos partilhados na Marinha Grande

projecto-procura-resposta-para-problema-crescente-de-sem-abrigo
Na semana passada, um incêndio vitimou mortalmente um sem-abrigo que ocupava uma casa devoluta na cidade
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Tem vindo a crescer de forma expressiva o número de pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo na Marinha Grande, fruto da pandemia e da crise que se intensificou no último ano, denuncia a Associação Novo Olhar II (ANO II), que está a preparar um projecto para a criação de apartamentos partilhados, a nascer no novo Bairro do Camarnal.

Segundo Ana Patrícia Quintanilha, presidente da ANO II, a instituição contabilizou no ano passado 23 pessoas que se encontravam em situação de sem-abrigo. No passado mês de Julho, o número aumentou para 36. Deste grupo fazem parte sobretudo homens, portugueses, mas também alguns imigrantes de Leste, muitos com problemas de adicção, outros com perturbações psiquiátricas, mas também algumas pessoas que, não apresentando nenhum destes quadros, perderam os seus empregos e ficaram sem rendimentos, expõe a presidente da associação.

“Abrigam-se em casas devolutas e nalguns casos até com a autorização dos proprietários. Mas são casas que não reúnem as mínimas condições de habitabilidade, sem água, sem luz e com paredes a ruir”, explica Ana Patrícia Quintanilha, que lamenta o incidente que decorreu no passado fim -de-semana num destes imóveis devolutos e que vitimou mortalmente um dos sem -abrigo que estava a ser acompanhado pela associação.

Depois de ter inaugurado há cerca de um ano a Casa 22 no antigo Bairro do Camarnal, uma solução habitacional temporária,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ