Sociedade

Projeto itinerante Creactivity vai passar pela Nazaré em Outubro

3 out 2024 12:19

Espaço interactivo fomenta o desenho e a criatividade junto da comunidade escolar e familiar

projeto-itinerante-creactivity-vai-passar-pela-nazare-em-outubro
Iniciativa dirige-se a alunos do ensino básico ao secundário
Ricaardo Graça/Arquivo

O Projecto itinerante Creactivity estará com a comunidade escolar do concelho da Nazaré em Outubro, informa o município, explicando que "o espaço interactivo fomenta o desenho e a criatividade junto da comunidade escolar e familiar".

De acordo com a câmara, "o novo projecto itinerante da Fundação La Caixa/BPI vai passar pelo concelho da Nazaré nos dias 28, 29 e 30 de Outubro, com workshops destinados a despertar a engenhosidade das crianças, e ajudá-las a sentirem-se confortáveis numa sociedade em mudança. O autocarro “Creactivity” estará na Nazaré, junto ao centro escolar, nos dias 28 e 29, e em Famalicão, no parque de estacionamento do centro escolar, no dia 30, das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30. O espaço foi concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade das crianças".

“Este novo projecto itinerante tem por objectivo fomentar a concepção de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em workshops com materiais do quotidiano e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias”, refere a Fundação, explicando que o autocarro Creactivity se converte numa unidade móvel totalmente adaptada, “para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida. O veículo está equipado por dentro com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos realizarem”.

O espaço apresentar-se-á com várias áreas concebidas para implementar diferentes habilidades: a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Electricidade, e a zona da Luz, com o sistema stopmotion; permitindo, ainda, a pesquisa com materiais, o planeamento, criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.

Os workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino básico e secundário, entre os 6 e os 16 anos, bem como a grupos familiares. Um animador orientará as acções através de um processo de criação, para o qual adultos acompanhantes, sejam professores ou familiares, também são convidados.

As sessões têm uma duração estimada de 75 minutos, remata a autarquia.